Numa noite histórica para o Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, de 22 anos, conquistou a primeira medalha olímpica para a Ginástica Artística Feminina do nosso país.
O feito inédito brinda um grande trabalho realizado pelas ginastas brasileiras ao longo de muitos anos. Ginastas como Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Flávia Saraiva, conquistaram grandes títulos internacionais e agora, com Rebeca, o Brasil chega pela primeira vez ao pódio olímpico.
De origem humilde, nascida na periferia de Guarulhos, em São Paulo, Rebeca não deixou de transpassar as suas emoções ao longo do torneio.
Ao som de Baile de Favela, a atleta brasileira empolgou o pequeno público presente no Ginásio, por conta da pandemia. Rebeca foi muito aplaudida em toda a sua apresentação no solo, último aparelho da disputa.
Com 57,298 pontos, Rebeca ficou atrás apenas da estadunidense Sunisa Lee, que somou 57,433 pontos. O bronze foi para a atleta da Rússia, Angelina Melnikova, com 57,199 pontos.
Rebeca dedicou sua medalha a todos os que a apoiaram e que construíram a Ginástica Artística do Brasil.
“Essa medalha não é só minha, é de todo mundo. Todos sabem da minha trajetória, o que eu passei. Se eu não tivesse cada pessoa dessa na minha vida, isso aqui não teria acontecido. Tenho certeza disso. Sou muito grata a todo mundo mesmo. Acho que mesmo se eu não tivesse ganhado a medalha, eu teria feito história, justamente pelo meu processo para chegar até aqui”, disse em entrevista à TV Globo, após a conquista.
A ginasta deixou ainda um recado a todos os brasileiros.
“Não desistam, acreditem no sonho de vocês e sigam firmes. Dificuldade sempre teremos, mas temos que ser fortes o suficiente para passar por dia. Tive pessoas maravilhosas que me ajudaram a passar por esse processo, espero que vocês tenham pessoas incríveis para ajudar a chegar no topo assim como cheguei. Eu sou muito grata. Mando todo meu amor para todas as ginastas que passaram por aqui, que estão felizes com meu sucesso, estou muito grata mesmo”, afirmou a medalhista olímpica.
Rebeca Andrade entra para a história do nosso país e enche de orgulho o nosso povo.