Um relatório da organização não-governamental Artigo 19 mostra que Jair Bolsonaro emitiu 1.682 declarações falsas ou enganosas em 2020, uma média de 4,3 por dia.
As informações estão no “Relatório Global de Expressão 2021”, com dados de 161 países. O documento também aponta ataques de Bolsonaro à imprensa e mostra uma queda no nível de liberdade de expressão no Brasil, que obteve apenas 52 pontos numa escala que vai de 0 a 100. O índice é o mais baixo registrado pelo país desde 2010, quando começou a ser calculado pela ONG.
Segundo a organização, no ano passado foram registradas 464 declarações públicas do presidente da República, seus ministros ou seus assessores, contendo ataques diretos a jornalistas ou deslegitimando o trabalho da imprensa.
A Artigo 19 também fez críticas à falta de transparência na gestão da pandemia no Brasil. De acordo com o documento, divulgado na quinta-feira (29), as declarações falsas ou enganosas de Bolsonaro contribuíram para a aumentar o número de casos da Covid no país.
O estudo chama a atenção para o fato de o presidente Bolsonaro usar as mídias para defender a cloroquina – medicamento sem eficácia contra a Covid-19, mas apoiado pelo presidente ao menos 28 vezes apenas em 2020.
O relatório aponta ainda que, no ranking mundial de liberdade de expressão, o Brasil ocupa a posição 85 entre 160 países, atrás de nações como a Hungria e a Indonésia. Segundo o documento, em 5 anos, o país deixou de ser um dos com maior pontuação do mundo em liberdade de expressão para ser considerado uma nação em crise de democracia e com a liberdade de expressão “restrita”.
Um dos pontos que mais colaboraram para a queda da pontuação brasileira foi a questão do acesso à informação no país.
De acordo com o relatório, 35% dos pedidos de informação feitos durante o governo Bolsonaro foram respondidos com informações incorretas, 25% com desinformação intencional, 20% com censura de informações e 5% com informações parciais. Só 15% dos pedidos foram respondidos de forma completa.
Bolsonaro: alem de mentir muito como mostra o relatório internacional, o indivíduo também praticou rachadinhas como apontou sua ex-cunhada Andreia Siqueira Vale, isto é muito grave pois trata-se de desvio de dinheiro público ou seja é furto. A verdade acima de tudo.