
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fez questão de esclarecer que “a situação da Embaixada dos EUA em Cabul manifestamente não é mesma de Saigon”, referindo-se à desastrosa fuga norte-americana do Vietnã em 1975
Funcionário do Ministério do Interior do Afeganistão disse à Sputnik News que o presidente Ashraf Ghani, último eleito sob a ocupação dos EUA, deixou o país com destino ao Tajiquistão. A agência de notícias iraniana TasminNews publicou vídeo com o embarque apressado de Ghani.
Neste domingo (15), o Talibã começou a entrar na capital afegã de todos os lados, segundo o cadente Ministério do Interior do Afeganistão. A delegação do Talibã chegou ao palácio presidencial afegão em Cabul para negociações, segundo o canal de televisão Al Arabiya.
O secretário de Estado norte-americano Antony Blinken afirmou que a equipe da Embaixada dos EUA no Afeganistão deixará o país e no momento está se deslocando para o aeroporto.
Mas Blinken fez questão de esclarecer que “a situação da Embaixada dos EUA em Cabul manifestamente não é Saigon”, referindo-se à operação de evacuação do pessoal norte-americano da cidade vietnamita, cujas imagens marcam a derrota norte-americana na Guerra do Vietnã em 1975.
A embaixada em Cabul tem listas de pessoas que precisam ser protegidas e está dobrando seus esforços para saber de todos os que possam ser prejudicados, esclarece Blinken. Ou seja, a fuga de Cabul seria um pouco organizada, acredita.
Há infomações de que os principais membros da equipe dos EUA na capital afegã trabalham no aeroporto de Cabul, afirmou um funcionário norte-americano. Menos de 50 funcionários da embaixada dos EUA estão no momento em Cabul.
A Estônia e a Noruega já pediram convocação, o mais rápido possível, uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o Afeganistão.
“A Estônia e a Noruega convocaram uma reunião do Conselho de Segurança da ONU a ser convocada o mais rápido possível para examinar formas de evitar uma escalada do conflito”, disse o vice-embaixador da Estônia, Andre Lipand. Lipand acrescentou que a Estônia pede uma solução política.
Os EUA ocuparam o Afeganistão por 20 anos e estão deixando uma terra arrasada após torrar US$ 1 trilhão para custear o desastre. Causaram cerca de 150 mil mortos entre 2001 e 2015. E o objetivo – ou pretexto – de acabar com o Talibã não foi alcançado. Muito pelo contrário.