Jair Bolsonaro disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem uma “obsessão pela questão ambiental” que atrapalha “um pouquinho” as relações com o Brasil.
“Da minha parte, o Brasil está de portas abertas e pronto para continuar a conversa com o governo americano”, disse, depois de meses criticando Joe Biden e defendendo seu adversário, Donald Trump.
“Obviamente, o governo Biden é um governo mais de esquerda, é um governo que tem quase uma obsessão pela questão ambiental. Então isso atrapalha um pouquinho a gente”.
É um samba do bolsonarista doido porque na mesma fala Bolsonaro diz que o governo de Biden está preocupado com o avanço da esquerda no Brasil e no mundo.
“Temos recebido autoridades do governo americano aqui no Brasil, e eles têm demonstrado uma preocupação com o crescimento da esquerda no Brasil e no mundo”, disse Bolsonaro.
Segundo Bolsonaro, “o Brasil é o país que mais preserva o seu meio ambiente”.
Desde o começo de seu governo, o país tem batido recordes de desmatamento e queimadas, tanto na Amazônia quanto no Pantanal.
Seu ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, caiu do cargo depois das denúncias de que ele comandou um esquema para favorecer madeireiros ilegais.
De acordo com a Polícia Federal, Salles atuou para afrouxar a fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
O então ministro se reuniu com um grupo de madeireiros que tiveram cargas retidas no exterior por falta de autorização do Ibama.
A PF realizou uma operação de busca e apreensão nos endereços de Salles e outros 21 alvos.
Foi identificada uma “movimentação atípica” de R$ 14 milhões realizada pelo escritório de advocacia do qual Salles tem sociedade com sua mãe.