
Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional, nesta terça-feira (7), realizada no Palácio da Alvorada em comemoração à Independência do Brasil.
A cerimônia, organizada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi marcada em substituição ao tradicional desfile da Independência, cancelado pelo segundo ano consecutivo em função da pandemia de Covid-19.
Apesar de estarem em Brasília e terem sido convidados para a solenidade, Pacheco e Fux optaram por não comparecer. Lira, por sua vez, preferiu se ausentar da Capital Federal neste feriado de 7 de Setembro.
Segundo o blog do Valdo Cruz, no portal G1, interlocutores dos três presidentes informaram que eles decidiram não comparecer, por avaliarem que as manifestações convocadas por Bolsonaro têm um tom antidemocrático e inconstitucional, com pedido de fechamento do STF e deposição de seus ministros.
Nesta terça, o presidente do Senado publicou artigo no jornal “O Estado de S. Paulo”, intitulado “Defender a liberdade sem corroer a democracia”, com uma série de críticas ao presidente da República e seus apoiadores.
Em dos trechos, Rodrigo Pacheco diz que “definitivamente não se pode invocar o valor supremo da liberdade para corroer a democracia”.
Em outro, ele diz que “não cabe falar em negação de eleições, de resistência a freios institucionais, ou de utilização das Forças Armadas para fins que não estejam delineados no texto constitucional”.