O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se reuniu com prefeitos e lideranças do partido em Minas Gerais para angariar apoio para sua candidatura nas eleições prévias e atravessar o bloqueio criado pelo deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que apoia o governo Bolsonaro.
Doria ganhou o apoio do vice-presidente nacional do PSDB, deputado Domingos Sávio, que é de Minas Gerais.
”Não fico em cima do muro, estaremos juntos com João Doria para trabalhar por um Brasil melhor”, disse o deputado federal.
Sávio também participou da reunião e disse que o fato da Executiva Estadual do partido ter decidido apoiar Eduardo Leite não significa que João Doria ficou sem espaço no Estado.
“As regras estabelecidas pelo diretório nacional preveem a votação de todos nas prévias. Não há a possibilidade do Diretório decidir pelo filiado”, afirmou.
“Obrigado, Belo Horizonte. Obrigado a todos os que vieram aqui nesta sexta-feira à noite para nos ouvir. Isso é democracia. Respeito pela palavra, o direito de todos. E aqui em Minas Gerais me sinto como se estivesse em casa, a minha própria casa. Isso é liberdade”, agradeceu Doria em vídeo.
Doria está disputando a possibilidade de ser candidato à Presidência pelo PSDB contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.
Aécio apoia Eduardo Leite.
Na sexta-feira (1), João Doria participou de um evento com 350 pessoas ligadas ao PSDB, em Belo Horizonte, e recebeu apoios à sua pré-candidatura. 15 prefeitos mineiros estiveram no encontro.
Na viagem, Doria também se reuniu com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
A votação para decidir quem será o candidato do PSDB à Presidência da República será feita em quatro blocos, cada um representando 25% dos votos. O primeiro é do quadro total de filiados ao partido, o segundo é de prefeitos e vice-prefeitos, o terceiro é de vereadores e deputados estaduais e o último é de governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente do partido.
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) também tinha apresentado seu nome nas prévias, mas o retirou e preferiu apoiar Eduardo Leite. A votação está prevista para acontecer no dia 21 de novembro.
O deputado federal Aécio Neves, que também foi senador, governador de Minas Gerais, presidente nacional do PSDB tentou criar um bloqueio contra João Doria no Estado.
Aécio tem apoiado o governo de Jair Bolsonaro, que por sua vez tomou Doria como um de seus principais inimigos.