“Nossa luta é pela paz e pelo diálogo, justamente contra um inimigo que propaga o ódio como método de ação política”, diz um trecho da nota
O coordenador do movimento “Direitos Já!”, o sociólogo Fernando Guimarães, divulgou, nesta terça-feira (5), nota condenando as agressões a participantes da manifestação pela democracia ocorrida no último sábado, dia 2 de outubro, na Avenida Paulista. O Direitos já! congrega entidades e correntes políticas as mais diversas na luta pela democracia e contra as ameaças fascistas do governo Bolsonaro.
No sábado, após discursar no ato, Ciro Gomes, Carlos Lupi e outros dirigentes do PDT foram surpreendidos, ao saírem do palanque, por um grupo de trogloditas vestidos com camisetas da CUT e do PT que, de surpresa, os agrediram covardemente. Já durante o ato elementos reincidentes do PCO também haviam hostilizado lideranças do PSB, PSDB, Solidariedade, Força Sindical e a presidente da UNE. Confira abaixo a nota do Direitos Já!
NOTA EM SOLIDARIEDADE AO EX-GOVERNADOR CIRO GOMES
O Direitos Já! Fórum pela Democracia lamenta e repudia a inaceitável e injustificável agressão perpetrada contra o ex-governador Ciro Gomes no último dia 2 de outubro em São Paulo, logo após seu discurso nos atos de unidade do Fora Bolsonaro convocado por este Direitos Já! e pelo conjunto de partidos e forças democráticas de lado a lado.
Devemos rejeitar e condenar veementemente a violência como arma de dissolução de divergências. Nossa luta é pela paz e pelo diálogo, justamente contra um inimigo que propaga o ódio como método de ação política. Faz-se imprescindível que nossas ações sejam movidas pelo cérebro, jamais pelo fígado, para que não sirvamos ao projeto adversário.
Solidarizamo-nos, pois, com Ciro Gomes e o PDT, integrante do Direitos Já! e parte fundamental na construção de uma frente ampla em favor do povo brasileiro, da liberdade, da saúde e da ciência, contra a exclusão, a fome e a carestia. A união é difícil e nos é cara. Neste momento nevrálgico em favor do Brasil, é necessário jogar luz naquilo que nos une, jamais no que nos divide.
Direitos Já! Fórum pela Democracia