O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou ao pedido da Polícia Federal e determinou a prisão do blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre.
Como Allan dos Santos fugiu para os Estados Unidos, inclusive com ajuda do deputado federal Eduardo Bolsonaro, Alexandre de Moraes ordenou que seja iniciado imediatamente o processo de extradição para o Brasil. O Ministério da Justiça já foi acionado.
Para garantir a prisão do blogueiro, seu nome será incluído na lista da Difusão Vermelha da Interpol.
Allan dos Santos é investigado pelo STF por produzir e disseminar notícias falsas para atacar as instituições democráticas e defender o governo Bolsonaro. O site Terça Livre também foi usado para agredir e mentir sobre os opositores do governo.
Durante a pandemia, Allan dos Santos também divulgou centenas de mentiras que atrapalharam o combate à Covid-19, como dizer que o coronavírus era inofensivo e que a cloroquina era um remédio milagroso.
O pedido de prisão foi feito pela Polícia Federal no começo do mês. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou de forma contrária à prisão do blogueiro.
Nas últimas semanas, Moraes já tinha determinado a suspensão das contas de Allan no Instagram, YouTube, Twitter.
Alexandre de Moraes também autorizou operações de busca e apreensão na residência de uma ex-estagiária do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, que passava informações internas para Allan dos Santos.
No pedido de prisão, a Polícia Federal afirma que Allan atacava a Constituição Federal, os Poderes de Estado e a Democracia “a pretexto de atuar como jornalista”
Allan dos Santos fugiu para os Estados Unidos em julho de 2020 para tentar escapar das investigações.
O filho de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, agiu para facilitar a emissão de documentos para a fuga do criminoso. O filho de Bolsonaro posou com Allan em uma foto nos Estados Unidos.
Em outras mensagens obtidas pelas investigações, Allan dos Santos pede a Eduardo Bolsonaro o contato do empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan e bolsonarista de carteirinha, para pedir financiamento para seu site.
Allan disse a Eduardo Bolsonaro: “Preciso que você me coloque em contato com o Luciano Hang”. Em seguida, Eduardo manda o contato e pergunta se “quer que eu fale algo a ele para te introduzir?”.
Alguns meses depois, Allan dos Santos informa que conseguiu patrocínios para seu site de fake news com Luciano Hang. “Luciano Hang está dentro. Patrocínio para o programa”.
MENTIRAS
O blogueiro e youtuber Felipe Neto fez uma compilação das mentiras disseminadas por Allan dos Santos. Veja: