Ciro Gomes, pré-candidato a presidente pelo PDT, fez palestra na Força Sindical e denunciou o processo de desindustrialização que está ocorrendo no Brasil. “Em 1980 o Brasil tirava um terço da sua riqueza da indústria. E a indústria, vocês sabem melhor do que eu, é um setor importante da economia. Paga melhores salários, paga mais impostos, é quem agrega valor para fazer as contas do Brasil com o estrangeiro fechar direitinho. Pois bem, se em 1980 um terço da riqueza vinha da indústria, hoje, a indústria brasileira está gerando apenas 11% da riqueza do país”, alertou Ciro.
“É o mais violento processo de desindustrialização da história do capitalismo mundial. Em 1980 a indústria brasileira era a soma da indústria da China, da indústria da Coréia do Sul, da Malásia do Vietnã e de Singapura. Os chamados Tigres Asiáticos. Hoje só a China está produzindo seis vezes e meia o que o Brasil está produzindo. A Coréia do Sul já produz quatro vezes mais do que o Brasil”, acrescentou o ex-governador. “Esses são problemas gravíssimos que o país tem que discutir, enfatizou.
Ciro Gomes destacou que “muita gente está preocupada com a corrupção”. “E não é para menos”, disse ele. “Porque não só uma montanha de dinheiro que podia estar na educação das nossas crianças é colocado no bolso de um certo baronato, mas o mau exemplo, pior ainda do que dinheiro desviado, que se dá para a juventude. Como é que nós vamos fazer uma Nação em que os de cima, todos estão enrolados na roubalheira mais infame pela primeira, segunda e terceira vez na história do Brasil?”, prosseguiu.
Ele lembrou que até o presidente da República “está sendo processado por ladroagem e formação de quadrilha tendo que comprar voto de deputado, ladrão também, para poder escapulir da Justiça”. Ciro falou durante mais de uma hora para um auditório formado por sindicalistas ligados à Força Sindical.
No domingo (29), o ex-ministro foi o convidado político do programa “Agora é com Datena”, da TV Bandeirantes.
Assista a íntegra da palestra de Ciro Gomes