
É com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Valdir Vicente, na quarta-feira (15). Era uma excelente pessoa e um bom amigo.
Valdir Vicente tinha 83 anos, e, após ser internado, morreu de parada cardíaca.
Valdir Vicente foi uma das maiores lideranças metalúrgicas e sindicais do nosso país. Foi preso e torturado pela ditadura militar. Foi eleito presidente dos metalúrgicos do Rio de Janeiro em uma eleição histórica, em 1984. Em 1986, foi eleito secretário geral da CGT quando Joaquinzão foi eleito presidente e, recentemente, foi fundador da UGT onde permaneceu até os dias de hoje.
Com uma longa trajetória no movimento sindical, Valdir Vicente começou a trabalhar ainda jovem, vindo de Pernambuco, nos estaleiros do Rio de Janeiro.
“Dos estaleiros no Rio, Valdir se tornou um dos maiores dirigentes sindicais do país. Vale lembrar também do seu jeitão amigo, brincalhão e companheiro de todos. Aprendi muito com Valdir Vicente”, afirma o secretário geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Canindé Pegado. “Perdi um grande amigo. Que Deus o tenha em um bom lugar e que conforte a sua família”, disse Pegado.
CARLOS ALBERTO PEREIRA