Líder coreano afirma que solucionar de vez o problema dos alimentos é questão central para o país
O Partido do Trabalho da Coreia (PTC) realizou a IV Reunião Plenária do seu Comitê Central entres os dias 27 e 31 de dezembro, na sede do partido, em Pyongyang, capital da Coréia Socialista, ocasião em que fez um balanço “vitorioso” do cumprimento do Plano Quinquenal aprovado no VIII Congresso do PTC e o líder Kim Jong Un, em seu informe, definiu a prioridade do país: “aumentar a produção agrícola e solucionar de vez o problema dos alimentos”.
“A luta de 2022 é a batalha de vida ou morte, que se deve empreender audazmente sem nenhuma demora e triunfar sem falta pelo desenvolvimento integral da construção socialista, o grande povo coreano e as queridas gerações vindouras”, apontou o líder, afirmando que “o PTC e o povo coreano obterão outra vez a vitória orgulhosa graças ao grande povo, que tem a firme vontade e grande força para superar qualquer prova unindo-se em torno ao partido e à experiência valiosa de haver colhido grandes êxitos com as próprias forças nas circunstâncias tão severas como as deste ano.”
“A iminente tarefa principal da estratégia de desenvolvimento rural é transformar todos os trabalhadores agrícolas como os revolucionários à altura da época do Partido do Trabalho, resolver satisfatoriamente o problema alimentar do país e desenvolver com energia a campanha para melhorar transcendentalmente as condições de vida dos moradores rurais para que o campo entre na órbita de desenvolvimento sustentável”, continua.
“Converter os trabalhadores agrícolas nos protagonistas da revolução rural é a tarefa principal da construção do campo socialista e o fator-chave a respeito”, afirmou o secretário-geral, apontando “o mais importante é prestar atenção primordial a transformar a ideologia dos trabalhadores agrícolas e elevar sua consciência política e prepará-los como revolucionários que apoiem com fidelidade o projeto do partido em matéria da construção do campo socialista”.
O partido definiu como tarefa principal da estratégia de desenvolvimento rural “resolver o problema alimentar do país mediante o incremento da produção agrícola, e apresentou as metas de produção de cereais, a de criação de animais, a frutícola, a de verduras, a de plantas industriais e a sericícola, que devem ser alcançadas gradualmente na próxima década”.
“Dinamizar no campo as três revoluções: a ideológica, a tecnológica e a cultural, é a tarefa mais importante para resolver o problema do campo socialista”, resumiu o líder.
E acrescentou: “para lograr uma mudança radical no cumprimento da revolução cultural no campo, há que elevar o nível de consciência cultural dos trabalhadores agrícolas e estabelecer o ambiente de vida revolucionária, sã e culta no campo. Os trabalhadores agrícolas devem acondicionar bem sua terra-natal e aldeias, desenvolver as atividades culturais e artísticas e as esportivas massivas e estabelecer o sã ambiente moral para que reinem os risos, o otimismo e o afeto no campo”.
“Ao setor agrícola compete impulsionar de acordo com o plano o trabalho para aumentar a área de cultivo necessária para cobrir as necessidades estatais de arroz e trigo, aplicar os avançados métodos de cultivo, introduzir as máquinas nas atividades agrícolas, acondicionar as facilidades de secagem e incrementar notavelmente a capacidade de processamento de trigo”, apontou.
”O Comitê Central do Partido deseja renovar completamente a indústria de máquinas agrícolas do país ao desenvolver a Fábrica de Tratores Kumsong como o combinado capaz de fabricar os tratores de muitos cavalos de força e as máquinas agrícolas de alta eficiência e concentrar os investimentos nas principais fábricas de máquinas agrícolas e no ramo de sua investigação, e tomou a importante medida especial a respeito”, esclareceu.
Em seu informe, o secretário-geral definiu como “obra mais importante da construção do campo socialista mudar radicalmente a fisionomia e o ambiente das zonas rurais”.
Após deliberar finalmente as opiniões sintetizadas pelo grupo de elaboração do projeto de resolução, a reunião plenária aprovou por unanimidade a resolução “Para cumprir cabalmente as tarefas para 2022 do Plano Quinquenal, apresentadas pelo VIII Congresso do Partido” e a outra “Para implementar perfeitamente o programa de luta pela construção do campo socialista ao nosso estilo”.
Estiveram presentes na qualidade de observador os funcionários dos departamentos do CC do PTC, os diretivos dos ministérios, órgãos centrais e instituições diretivas de nível provincial e das cidades e condados, das fábricas e empresas importantes, assim como os funcionários dos correspondentes setores importantes.
O líder e secretário-geral do PTC, que presidiu a reunião, Kim Jong Un, na abertura dos trabalhos enfatizou que, “através da luta deste ano (2021), pudemos prever com mais clareza as condições e ambiente subjetivos e objetivos da revolução, que nos encaramos agora e afrontaremos no adiante, e conhecer bem o que podemos fazer, assim como sentir-nos mais seguros do que podemos e fazemos”.
O secretário-geral do PTC proferiu o programático discurso de conclusão “Sobre o rumo de trabalho do partido e do Estado para 2022”.
CONSTRUÇÃO DE 10 MIL MORADIAS EM UM ANO
Foi destacada, ainda, a conclusão da construção de 10 mil moradias (núcleos familiares) na zona de Songsin e Songhwa, “o que é um milagre surpreendente que demonstrou a perspectiva de solucionar perfeitamente o problema de moradias da capital durante o período do Plano Quinquenal e seu primeiro exemplo substancial”.
Outro ponto destacado foi “a obra da terceira etapa de remodelamento da cidade de Samjiyon que possibilitou contar com o modelo ideal e a experiência proveitosa para levar adiante com segurança as grandes construções de longo prazo destinadas a transformar todas as regiões do país”.
O CC registrou também que “foi impulsionada com êxito a construção de moradias para 5 mil núcleos familiares da zona de Komdok e foi levada a cabo a recuperação de danos por inundações nas províncias de Hamgyong Sul e Hamgyong Norte. Foram introduzidas novas formas arquitetônicas em muitas obras, inclusive a construção do moderno distrito residencial com terraço, e foram criados novos projetos engenhosos, fato que evidencia um salto da arquitetura nacional e a continuação do esplendor da construção”.
FORTALECIMENTO DOS RAMOS DA INDÚSTRIA
As indústrias de eletricidade e carvão, encarregadas do fornecimento de energia à economia nacional, reforçaram ativamente a economia em seu conjunto mediante uma intensa campanha de produção.
“Por sua vez, a indústria de materiais de construção e os setores de maquinaria, extração, silvicultura, transporte terrestre e marítimo e o ferroviário asseguraram as construções de importância estatal e o auge produtivo, entre outros sinais de avanço no cumprimento do plano deste ano”, destacou a plenária do partido.
O documento informa, ainda, que “foi posto em pleno manifesto no ramo da indústria de defesa nacional o nível avançado e moderno das forças armadas mediante o desenvolvimento contínuo dos sistemas de armas sofisticadas segundo seu correto plano de desenvolvimento, o qual ocupa uma posição muito importante nos êxitos alcançados este ano”.
São destacados os distintos segmentos a serem priorizados pelo partido e o Estado:
“O ramo da indústria metalúrgica deve aperfeiçoar no técnico o método de produção de ferro ao nosso estilo, produzir os materiais de ferro e aço segundo o plano estabelecido assegurando o abastecimento de matérias-primas, combustível e outros materiais e impulsionar simultaneamente a ampliação da capacidade e a modernização”.
“À indústria química compete a tarefa de pôr em pleno jogo a recém-preparada produtividade de fertilizantes, incrementar a produção de matérias-primas da indústria leve e da farmacêutica mediante a revitalização das importantes fábricas químicas e, ao mesmo tempo, impulsionar com afinco as obras para estruturar novas esferas da indústria química”.
“Na indústria elétrica, há que empreender uma campanha para satisfazer as iminentes necessidades de eletricidade e elevar o nível de produção, e reduzir a derivação, acelerar a construção de novas bases energéticas e criar muito mais capacidade de produção de eletricidade com as energias naturais”.
“Compete à indústria carbonífera estender as bacias antepondo a prospecção e dinamizando o movimento de perfuração alta velocidade, aumentar a produção de carvão mediante a aplicação dos avançados métodos de extração e máquinas e prestar atenção a elevar a produção das minas de carvão betuminoso”.
“No transporte ferroviário, é preciso elevar a segurança das ferrovias, acelerar sua modernização e estabelecer o sistema de comando unificado do Estado sobre os trabalhos gerais do ramo para desenvolver gradualmente o transporte do país”.
“O setor da indústria mecânica deve assegurar com responsabilidade a produção dos equipamentos necessários ao cumprimento do plano de reajuste e reforço de vários domínios e unidades da economia nacional, aumentar a fabricação das máquinas de transporte, as elétricas e as de construção e melhorar sua qualidade”
PROMOÇÃO DA INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO
O secretário-geral pôs ênfase “na tarefa de lograr um avanço transcendental na solução do problema de alimentos, vestimentas e moradias da população”.
“Todo o Partido e o Estado devem concentrar as forças na agricultura, oferecendo ajuda laboral e material ao campo. Ao setor agrícola corresponde aumentar a produção de cereais fazendo de maneira científica e técnica todos os trabalhos agrícolas e introduzir ao mesmo tempo as máquinas, à medida que aumentem as áreas de cultivo de trigo e cevada”, considerou.
“O setor da indústria leve deve apresentar como sua missão importante o aumento da produção dos artigos de consumo massivo e cumpri-la com audácia, e assentar sobre a base científica a tecnologia de elaboração alimentar”, continuou.
Se fez menção também às tarefas que correspondem à indústria extrativa e outras como silvicultura e informática para fazer aporte ativo ao desenvolvimento da economia nacional mediante o progresso efetivo em seus afazeres.
Se pôs ênfase nos temas de consolidar a função e papel do Conselho de Ministros como organizador de questões econômicas, aprofundar o trabalho para melhorar o método de planificação e assentar as atividades econômicas sobre o plano de regularização e normalização.
CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA
Foram apresentadas as tarefas importantes para promover o desenvolvimento integral da construção socialista ao renovar os trabalhos dos domínios de cultura como ciências, educação e saúde pública.
“O domínio docente deverá apresentar como meta principal da revolução educacional do novo século formar todos os alunos como talentosos revolucionários de tipo criador e reservas do socialismo ao converter a educação na mais vantajosa em que se possa confiar com sossego nosso futuro”.
“Para esse fim, há que pôr em etapa mais alta o nível geral da educação do país ao reforçar mais o sistema de ensino de talentosos, formar muito mais cientistas e técnicos excelentes que podem cumprir um papel medular e de locomotiva em vários setores tais como a economia e a defesa nacional, potenciar de maneira qualitativa e quantitativa as filas de professores das regiões e do campo e impulsionar com vigor a modernização das condições e ambiente de ensino”.
“No próximo ano, o ramo de saúde pública deve concentrar as forças em fortalecer ainda mais sua base material e técnica ao definir como rumo principal do trabalho a preparação da garantia para elevar mais a qualidade de assistência médica aos habitantes”.
“Compete ao setor de literatura e arte inovar radicalmente a mentalidade e a postura e modo de criação dos criadores e artistas, manter cabalmente os princípios de refletir o caráter político e contemporâneo em suas atividades literárias e artísticas e prestar grande atenção à formação das reservas de literatos e artistas de nova geração para que eles desempenhem papel principal na criação.”
“O modo de vida e a moral nobres e cultos, baseados no coletivismo, constituem o fundamento do socialismo ao estilo coreano e a fonte de energia para seu progresso e desenvolvimento”, apontou o Secretário-geral e destacou a necessidade de consolidar como estilo social e estatal as nobres virtudes e atos louváveis do povo coreano que são reportados diariamente.”
REFORÇAR A DEFESA NACIONAL
O Secretário-Geral indicou as “tarefas combativas” que competem ao setor de defesa nacional.
“O ambiente militar da Península Coreana, que se torna cada dia mais instável, e a corrente da situação internacional exigem impulsionar sem trégua alguma e com mais energia o fortalecimento da capacidade de defesa nacional”.
“Ao Exército Popular compete aprofundar sem cessar o trabalho destinado a identificar todas suas filas com a ideia revolucionária do CC do Partido e fortalecê-las como exército revolucionário do partido, que apoio e obedeça absolutamente a direção do CC do PTC, e concentrar-se em dar prioridade aos exercícios, buscar a mobilização rotineira de armas e equipamentos técnicos de combate e estabelecer a férrea disciplina militar”.
“Compete à indústria armamentista acelerar com energia a produção e desenvolvimento de poderosos equipamentos técnicos de combate, correspondentes à guerra moderna, ampliando continuamente os êxitos obtidos em acato à resolução do VIII Congresso do Partido e alcançar planificadamente a meta de autoctonia, modernização e cientifização da indústria de defesa nacional impulsionando fortemente a mudança qualitativa do potencial defensivo do país”.
“Resulta imperioso tomar a medida decisiva para potenciar as forças de defesa civil conforme à demanda da guerra moderna e elevar a qualidade militar e a capacidade de comando dos comandantes do Exército Vermelho Operário-Campesino e a combatividade real das forças paramilitares ao produzir uma inovação nos treinamentos”, concluiu o informe.