Isso só contribui para manter “o país dividido” e “desviar da atenção sobre o fracasso de seu desgoverno”, acrescentou o governador de Pernambuco
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), presidente do Consórcio Nordeste, reagiu, nesta sexta-feira (4/2), à agressão de Jair Bolsonaro (PL) aos nordestinos chamando-os de “pau de arara”. “Respeite o povo do Nordeste”, exigiu Câmara.
Ele recordou que Bolsonaro já havia se referido aos nordestinos como “paraíbas” e “cabeçudos“. “Essa reiterada prática de repetir estigmas e preconceitos só contribui para manter o país dividido e ampliar a cortina de fumaça em torno de um governo que desmontou políticas públicas, desdenhou de milhares de mortes pela Covid-19 e trouxe de volta a inflação, aumentando as desigualdades”, afirmou Câmara.
Bolsonaro fez a provocação à população do Nordeste durante a live semanal dessa quinta-feira (3/2). Ao falar sobre a revogação de decretos de luto oficial, Bolsonaro também errou o local de nascimento de Padre Cícero, religioso venerado no Nordeste, atribuindo a Pernambuco sua terra natal, quando é o Ceará. Além de demonstrar sua ignorância em relação ao líder religioso, ele chamou os nordestinos de “pau de arara”, expressão pejorativa.
Parlamentares nordestinos também repudiaram a fala do presidente. A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) lamentou a declaração e destacou que, ao se referir ao povo do Nordeste como “pau de arara”, “o presidente agride, humilha e desrespeita milhões de brasileiros e demonstra seu preconceito com toda a região”.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) ironizou o presidente. “Bom dia para todo mundo que é “pau de arara” com muito orgulho! Bom dia para quem sabe o valor do trabalho e não é um vagabundo que mama – e colocou a família para mamar – nos cofres públicos há mais de 30 anos”, afirmou.
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) repudiou a fala de Bolsonaro. “Mais uma vez Bolsonaro mostra total desprezo com os nordestinos, referindo-se a nós como “bando de pau-de-arara”. “O Nordeste é resistência! Vamos derrotar este presidente minúsculo!”, disse ela. “Bolsonaro continua com muita molecagem, muito preconceito e trabalho que é bom: nada”, disse o senador Humberto Costa, do PT.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) recordou que não é a primeira vez que o presidente se refere aos nordestinos de forma preconceituosa e sentenciou: “O Nordeste saberá dar a resposta.” “Bolsonaro não sabe nada sobre o Brasil e muito menos sobre o Nordeste. Ele revela todo preconceito e desrespeita nosso povo. Bolsonaro, tenho muito orgulho de ser nordestino e é por essas e outras que você sairá do Planalto para lata do lixo da história”, disse o senador Rogério Carvalho (PT-SE).