Diretor do Ministério do Turismo disse fazer ‘despacho interno’, mas estava esquiando nos Alpes

Zezeco nos Alpes. Foto: Reprodução - Redes sociais
Agenda de José Medeiros Nicolau informa que ele se encontra em Brasília, mas as redes sociais da namorada mostram que os dois estão esquiando na França

Mamata, muita mentira e enrolação são as características básicas do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Esse preâmbulo é para sintetizar o script ou característica do atual governo comandado pelo ex-capitão do Exército.

O site O Antagonista veiculou terça-feira (8), que o indicado pelo Centrão para ocupar cargo de confiança no Ministério do Turismo, o ex-prefeito de Barra de São Miguel (AL), José Medeiros Nicolau, divulgou na agenda oficial dele, que passou a última semana cumprindo “despachos internos” na sede da pasta, em Brasília.

O ex-prefeito José Medeiros Nicalau, o Zezeco. Foto: Reprodução – Facebook

Todavia, segundo O Globo, Zezeco — como o servidor público, de livre provimento, é conhecido — estava a mais de 8.700 km da capital federal, esquiando nos Alpes franceses.

Procurado, ainda segundo O Globo, o ex-prefeito alegou manter “agenda normal” de trabalho na França, por meio remoto.

DO PP PARA OS ALPES

Filiado ao PP, Zezeco é desde agosto do ano passado diretor do Departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões da Secretaria Nacional de Atração de Investimento da pasta do Turismo.

Nesse cargo, chamado de livre provimento, recebe salário de R$ 14,1 mil mensais.

No cargo público de livre provimento, destaca-se que a classificação ‘livre provimento’ aplica-se em decorrência de não haver formalidades quanto à seleção do ocupante, ou seja, livre provimento é atributo do cargo público e não da pessoa que nomeia.

EM VIAGEM, MAS ‘TRABALHANDO’

Há pelo menos uma semana, o ex-prefeito embarcou em viagem para a França, com a namorada e casal de amigos.

Embora Zezeco não compartilhe nas redes nenhuma informação que dê a entender que ele está em viagem, a namorada dele, cujo perfil tem 439 mil seguidores, postou imagens do casal se divertindo na neve.

O casal esqueceu de combinar entre si que o titular do cargo estaria ‘trabalhando’ em Brasília. Assim, não poderia divulgar nas redes qualquer coisa que denotasse qualquer coisa diferente disso.

Para o bem ou para o mal, as redes sociais cumprem papel também fiscalizador, que a sociedade, por razões óbvias, não pode exercer. Mas, pode cobrar a partir dessa denúncia, que não compromete apenas o servidor, mas também o titular da pasta do Turismo.

A pergunta é: o que o ministro Gilson Machado vai fazer diante desta denúncia?

Procurado pelo jornal carioca, Zezeco disse que “absolutamente nada parou” no trabalho dele durante a viagem, mas não informou se recebeu autorização de Gilson Machado, o titular do Turismo, para trabalhar à distância da França.

M. V.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *