Bolsonaro é o campeão de rejeição e perde para todos nas simulações de segundo turno
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, segundo pesquisa estimulada realizada pelo Instituto FSB encomendada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (21). Jair Bolsonaro (PL) soma 29%.
Na pesquisa, a primeira do Instituto FSB, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 9% e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) com 8%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) estão empatados com 2% cada.
Na pesquisa espontânea (em que o entrevistado diz o nome sem interferência do pesquisador), Lula também aparece em primeiro (38%), seguido de Bolsonaro (27%), Ciro Gomes (4%), Moro (3%) e André Janones (1%). Nesse cenário, os demais candidatos não pontuaram, segundo a pesquisa.
A pesquisa mostra que Lula vence de Bolsonaro entre homens e mulheres, em todas as faixas etárias, em todos os níveis de escolaridade, em todas as religiões (há empate técnico entre os evangélicos: (38 x 37), nas faixas de renda mais baixas, Lula vence e, de dois salários mínimos para cima, há empate. Lula vence no Nordeste, no Norte/Centro-Oeste e no Sudeste. Só perde no Sul.
O levantamento mostra também que 71% dizem que já estão com o voto definido e 28% ainda podem mudar. 2% não souberam responder.
A pesquisa revela ainda que os eleitores de Lula e Bolsonaro estão pouco propensos a mudar o voto.
Entre os que cogitam levar em conta o voto útil nas eleições deste ano, a maioria se utilizaria deste tipo de voto para impedir que Bolsonaro seja eleito.
Simulações de segundo turno
No segundo turno, Lula ganharia de todos os concorrentes avaliados pelo levantamento. Contra Bolsonaro, Lula tem 54% das intenções de voto, enquanto o atual mandatário soma 35%. Além de Lula, Bolsonaro perderia para todos as pré-candidatos analisados. Ciro Gomes tem 52% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.
O chefe do Executivo federal perderia para Moro. O ex-juiz tem 43% das intenções de voto em eventual segundo turno contra o presidente, que tem 36%. Os outros cenários são João Doria 44% e Bolsonaro 38% e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) 46% e Bolsonaro 38%.
Bolsonaro é o candidato com maior rejeição entre os entrevistados pelo instituto. 59% dizem que não votariam nele de jeito nenhum.
Avaliação do governo
53% dos entrevistados acham o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. 29% consideram o governo como bom ou ótimo. 17% acham regular e 1% não soube ou não quis responder. Mulheres e jovens são os que mais rejeitam o governo.
Avaliação da forma de governar de Bolsonaro
61% desaprovam a forma de governar de Bolsonaro e só 34% aprovam.
A pesquisa do Instituto FSB ouviu 2 mil pessoas entre 17h de sexta-feira (18/3) e 15h de domingo (20/3). A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.