A pesquisa eleitoral Genial/Quaest para o governo da Bahia mostrou que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), lidera com folga a disputa, com 66% das intenções de voto para o governo baiano.
Segundo colocado, o ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma, aparece 5%, seguido pelo pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, que marcava 4%. O candidato do Psol, Kleber Rosa, aparece com 2%. Branco, nulo ou não pretende votar aparece com 14% e indecisos somam 9%.
Como a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, Roma, Rodrigues e Kleber Rosa estão empatados tecnicamente.
No entanto, tudo muda quando o apoio do ex-presidente Lula (PT) ao candidato Jerônimo Rodrigues é levado em conta.
Neste novo cenário, com ACM Neto sendo colocado como “candidato independente”, a vantagem diminui drasticamente quanto ao antigo cenário. O candidato do União Brasil aparece com 43%, enquanto Jerônimo Rodrigues tem 37%. João Roma aparece com 9%, enquanto os votos Branco/Nulo/Não pretende votar somam 8%. Os indecisos somam 4%.
Apoiado pelo atual governador, Rui Costa (PT), Jerônimo Rodrigues surgiu como pré-candidato do PT depois que o senador Jaques Wagner informou que não queria se candidatar ao governo. O partido governa a Bahia desde 2007 (2 mandatos de Jaques Wagner e outros 2 mandatos com Rui Costa).
A pesquisa ouviu presencialmente 1.140 pessoas entre 16 e 19 de março, O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BA-06141/2022.
O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos sobre a corrida presidencial de 2022.