O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, avaliou positivamente o seu encontro com os chanceleres da França, Inglaterra e Alemanha durante a reunião ocorrida na terça-feira (15), em Bruxelas, na Bélgica, com a participação da responsável pela diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini.
“Foi um bom começo”, disse Zarif, ao tratar dos esforços conjuntos para contornar as sanções norte-americanas contra o Irã, impostas pelos EUA desde que Trump anunciou, unilateralmente, a saída americana do acordo nuclear. “Estamos no caminho certo, embora muita coisa será resolvida nas próximas semanas”.
No mesmo sentido, a diplomacia europeia afirmou que está “trabalhando para achar uma solução prática de curto prazo”, comentou Mogherini ao analisar o desenvolvimento das negociações. “Estamos falando de soluções para manter o acordo vivo”, acrescentou a diplomata ao fazer referências às exportações do petróleo iraniano para a Europa, bem como da operação dos bancos e empresas europeias no Irã.
Sobre os desafios e tensões envolvendo a superação das sanções americanas, Mogherini afirmou que há “clareza das questões que precisamos resolver. Estamos operando num contexto muito difícil, sem garantias econômicas ou legais, Um esforço sério, determinado e imediato por parte da diplomacia europeia”.
Para o chanceler inglês, Boris Johnson, o esforço europeu busca medidas “capazes de encorajar o Irã a permanecer no Acordo nuclear”. Nesse sentido, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, considera fundamental para a manutenção do acordo o avanço das conversações entre a Europa e o Irã.