A produção industrial em São Paulo caiu -1,4% em agosto na comparação com julho, segundo divulgou o IBGE na terça-feira (10), na série com ajuste sazonal. A produção no estado mais industrializado do país recuou abaixo da média nacional no mês, que ficou negativa em 0,8%.
O Rio Grande do Sul também registrou queda de -1,4% na mesma comparação.
Dos 14 locais pesquisados, seis tiveram taxas negativas na produção da indústria. Além de SP e RS, Minas Gerais (-0,7%), Pará (-0,7%), Paraná (-0,4%) e Ceará (-0,1%). Santa Catarina teve variação nula (0,0%). Já as taxas com variação positiva foram verificadas no Espírito Santo (7,5%) e na Bahia (4,9%), com Amazonas (3,2%), Rio de Janeiro (2,4%), Pernambuco (1,8%), Região Nordeste (0,4%) e Goiás (0,1%).
Segundo o IBGE, entre as atividades ligadas as principais responsáveis pelo recuo do setor em São Paulo foi a de alimentos. “Principalmente nos derivados na cana, que vinha em crescimento, explicando essa queda na comparação com julho. Há uma migração da safra para o Nordeste porque já se exauriu a safra no Centro-sul, também com produtores direcionando sua produção para o álcool e não para os outros derivados da cana (açúcar refinado, cristal e VHP)”, diz o analista do IBGE, Rodrigo Lobo.