
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest feita de 13 a 16 de maio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria já no 1º turno na Bahia, caso as eleições fossem realizadas hoje. O petista tem 63% das intenções de voto, contra 17% do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado.
O ex-presidente vence Bolsonaro entre todos os níveis de escolaridade e de renda familiar.
O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, e o pré-candidato pelo PSDB, João Doria, aparecem em seguida com 5% e 2%, respectivamente. O deputado e pré-candidato pelo Avante, André Janones, tem 2% das intenções de voto no Estado e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), 1%. Os pré-candidatos pelo União Brasil e pelo Novo, Luciano Bivar e Felipe D’ávila, seguem com 0%. Os votos “nulos” e “brancos” somam 7% dos pontos. Outros 3% estão indecisos.
GOVERNO DO ESTADO
A pesquisa Genial/Quaest também aponta que o ex-prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto (União Brasil) venceria a eleição para o governo da Bahia em primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Ele aparece com 67% das intenções de voto.
Em segundo lugar está o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, com 6%. Ele foi secretário da Educação da Bahia na atual gestão.
Em seguida aparece o ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), com 5%. Os dois aparecem em empate técnico, uma vez que a margem de erro do levantamento é de 2,9 pontos porcentuais.
Na comparação com a pesquisa anterior, realizada em março, Rodrigues subiu dois pontos, dentro da margem de erro, assim como ACM Neto, que oscilou um ponto.
O levantamento da Quaest mostra que ACM Neto deve receber 72% dos votos do eleitorado que escolheu o atual governador Rui Costa, do PT, em 2018. E 70% dos entrevistados que declaram votar em Lula para presidente dizem que preferem Neto no Palácio de Ondina. O candidato do União Brasil também é o preferido de 69% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL).