
A pesquisa Ipespe divulgada na sexta-feira (27) mostra que o cenário de polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), permanece.
Lula lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com 45% das intenções de voto e Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 34%.
Uma novidade, entretanto, chama a atenção no levantamento: o número de eleitores dispostos a votar na pré-candidata do MDB, senadora Simone Tebet (MS), cresceu 11 pontos percentuais em uma semana.
Em 20 de maio, 3% afirmavam que com certeza votariam em Simone e outros 14% responderam que poderiam votar, totalizando 17%. Agora, são 5% e 23%, respectivamente, ou 28%.
Segundo o Ipespe, também caiu o número de eleitores que afirmam não conhecer a pré-candidata do MDB “o suficiente”. Eram 45% e passaram a 38% neste levantamento. Além disso, houve queda – de 37% para 34% – no porcentual de eleitores que dizem não votar em Simone Tebet “de jeito nenhum”.
De acordo com a pesquisa estimulada do Ipespe, a senadora oscilou de 2% para 3% das intenções de voto entre uma semana e outra. Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar na sondagem, com os mesmos 8% da última leitura.
O levantamento ainda conta com o nome do ex-governador João Doria (PSDB), que desistiu de participar da corrida na última segunda-feira (23), data do início do levantamento. O tucano aparece com 2%, empatado com André Janones (Avante). Os outros pré-candidatos não pontuaram. Indecisos, brancos e nulos somaram 3%. Não sabem e não responderam são 2%.
O nome de Simone Tebet foi escolhido pelo MDB e pelo Cidadania, na terça-feira (24), para representar a candidatura de consenso do centro democrático. O aval ainda precisa ser dado pelo PSDB, única sigla da chamada terceira via que ainda não formalizou o apoio à senadora.