
Com a desistência de João Doria (PSDB), Lula subiu 5 pontos percentuais e Bolsonaro estacionou em 32%. Ciro continua com 9% e Simone Tebet saiu de 1% para 2%
A terceira rodada da pesquisa BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (30), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou para 14 pontos percentuais a vantagem sobre o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL).
Em abril, o representante da “Federação Brasil da Esperança”, composta por PT, PCdoB e PV, tinha 41% das intenções de voto no cenário estimulado e, agora, tem 46%. Bolsonaro manteve a margem de 32% do eleitorado.
Ciro Gomes (PDT) aparece com 9% e Simone Tebet subiu de 1% para 2%.
Veja os números:
Lula (PT): 46%
Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Luciano Bivar (União Brasil): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
José Maria Eymael (DC): 0%
Felipe D’Ávila (Novo): 0%
Nenhum: 5%
Branco/nulo: 2%
Não sabe/não respondeu: 1%
ESPONTÂNEA E VOTO ÚTIL
Na espontânea, Lula dobrou a diferença para o adversário direto, com 41% das intenções de voto. Bolsonaro recuou para 29%.
A aferição também revela que 55% dos eleitores que declaram voto em Ciro Gomes podem mudar de opção até as eleições.
SEGUNDO TURNO
Em provável segundo turno, segundo a pesquisa, Lula venceria em todos os cenários.
A pesquisa também apontou derrota de Bolsonaro para Ciro e empate entre o atual mandatário e Simone Tebet.
A quatro meses da eleição — 2 de outubro — tudo indica que os candidatos que disputam diretamente a cadeira de presidente da República estão cristalizados e marcham para eleição plebiscitária.
O voto em Lula seria um “não” a Bolsonaro. E a possibilidade de o presidente da República renovar o mandato, a cada dia que passa, fica mais remota. Se houver segundo turno vai ser no último domingo de outubro, dia 30.
METODOLOGIA
Pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone (via Cati), entre os dias 27 e 29 de maio de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Para definição da amostra, o Instituto FSB Pesquisa controlou as seguintes cotas: 1) sexo, 2) idade, 3) escolaridade, 4) tipo de telefonia, e 5) DDD.
Em razão do arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%. A pesquisa foi registrada no TSE como BR-03196/2022.