
O total de mortes pelas chuvas em Pernambuco subiu para 100, nesta terça-feira (31), segundo nova atualização do Governo do Estado. As mortes ocorreram desde a última quarta-feira (25).
Os números foram apresentados pelo secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, há o registro de 16 pessoas desaparecidas, sendo 14 por soterramento, em áreas da Vila dos Milagres, Jardim Monte Verde, Curado IV e Areeiro; e duas levadas pela enxurradas, sendo uma em Jaboatão Centro e outra em Paratibe, em Paulista.
Forças de segurança pública e da defesa social atuam, nesta terça-feira, em quatro áreas de deslizamentos e dois locais onde duas pessoas teriam sido levadas pelas chuvas – todas na Região Metropolitana do Recife.
O trabalho de resgate às vítimas das fortes chuvas em Pernambuco, já conta com o reforço de homens e mulheres do Corpo de Bombeiros de nove estados brasileiros, além dos militares que já atuam em PE. De acordo com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), equipes da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás somam esforços aos militares de Pernambuco, na busca por sobreviventes.

Na segunda-feira (30), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, visitou a principal área atingida, o Jardim Monteverde, no limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, onde um deslizamento de barreira no sábado (28) causando a morte de 21 pessoas.
O número de desabrigados aumentou. Segundo o secretário executivo de Defesa Civil, Leonardo Rodrigues, até esta noite estava em 6.170 pessoas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o governador esteve inicialmente em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, onde seis pessoas morreram após um deslizamento de barreira na manhã de sábado (28).
O governo pernambucano disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento e também para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos pelas chuvas. Os recursos deverão estar disponíveis para as prefeituras nesta semana.
Paulo Câmara não respondeu à tentativa de politização das ações de combate aos efeitos da chuva, por parte de presidente Bolsonaro.
“Não vou comentar ato político. Nosso foco está no atendimento à população e no apoio aos municípios. Estamos no meio de uma emergência, com 26 pessoas ainda desaparecidas. Toda ajuda para o povo de Pernambuco será sempre bem-vinda”, afirmou após acompanhar os trabalhos de buscas.
Além disso, com a publicação do decreto estadual de situação de emergência, os municípios atingidos também poderão acessar recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.
“Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e prosseguem os trabalhos de busca de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A nossa determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que as equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada”, afirmou Paulo Câmara.
O grande impacto causado pelas chuvas, fez com que até agora 15 municípios decretassem Situação de Emergência, entre eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.
ATUAÇÃO
“Nosso trabalho hoje se concentra em cinco localidades: Jardim Monte Verde, Curado, Camaragibe, Milagres e Zumbi. Utilizamos 198 bombeiros militares, quase 40 viaturas, contamos com apoio de vários corpos de bombeiros do país e também lembrando os voluntários, população e bombeiros civis, que muito têm colaborado com nossos trabalho”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Rogério Antônio Coutinho da Costa.

Recife suspende festejos de São João
O prefeito do Recife, João Campos, decidiu suspender o São João e o São Pedro do município, após as fortes chuvas que caíram na região metropolitana deixarem um rastro de destruição e mortes.
Em um vídeo gravado na creche Miguel Arraes, espaço que recebe donativos para os atingidos pelas chuvas, João Campos, o gestor comunicou que os recursos serão destinados às vítimas da tragédia.
“A Prefeitura do Recife está suspendendo o São João, o São Pedro e os festejos juninos. Com isso, nós vamos incrementar em R$ 15 milhões as ações direcionadas para as famílias atingidas”, declarou.
O vídeo foi publicado no Twitter na manhã desta segunda-feira (30). João Campos disse ainda que há mais de 3.500 recifenses em abrigos disponibilizados pela prefeitura. “O nosso foco é salvar vidas”, disse.