
Pré-candidato pelo PDT à Presidência da República afirmou que desestatização da empresa vai encarecer energia elétrica no País
O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, reafirmou, que, caso eleito, reverterá a privatização da Eletrobrás se o processo for concluído neste ano.
O ex-ministro classifica a desestatização da empresa como “um crime” e “um caminho absolutamente tortuoso para entregar o capital público brasileiro para interesses privados”.
“Se fizerem isso, eu tomo de volta, mas não tem conversa. Pagarei as devidas indenizações, porque nosso país é sério”, disse nesta terça-feira (31), em sabatina realizada pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília.
Aprovada pelo Congresso Nacional e pelo TCU (Tribunal de Contas da União), a capitalização da Eletrobrás tem expectativa de ser concluída neste ano, segundo o governo federal.
PRIVATIZAÇÃO OFICIALIZADA PELA CVM
A oferta de ações foi oficializada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), na última sexta-feira (27).
Na avaliação de Ciro Gomes, entregar a estatal para a iniciativa privada irá encarecer mais ainda as tarifas de energia elétrica.
“É um crime que meteram jabutis ali que vão encarecer dramaticamente a conta de energia do povo, que só aqui em Fortaleza subiu 25% em uma pancada só, sendo que nenhum dos custos da produção de energia brasileira cresceu sequer 5%”, argumentou.
Segundo o pedetista e presidenciável, caso a desestatização se concretize, o Brasil terá de negociar problemas do regime de águas e das tarifas com investidores estrangeiros, como os chineses.
POSSÍVEL DESISTÊNCIA
Ciro Gomes também voltou a descartar eventual desistência da pré-candidatura dele ao Planalto.
O ex-ministro assim como outras lideranças do PDT têm sido pressionados por setores do PT a abrirem mão da disputa em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja campanha é sustentada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), com apoio do Solidariedade, Rede e PSol. Lula lidera em todas as pesquisas de intenção de voto.
A estratégia, segundo os petistas, facilitaria a vitória em primeiro turno.
“Não há força humana capaz de abalar a disciplinada missão que tenho de dar ao povo uma alternativa”, disse Ciro.
M. V.