
71% acham que a inflação é o grande problema e que os preços estão fora de controle. 60% desaprovam governo Bolsonaro, contra 35% que o apoiam
A pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (03), após ouvir 1.000 eleitores por telefone, mostra estabilidade em relação à pesquisa anterior, de maio, tendo Lula (PT) na liderança da disputa presidencial com 45% das intenções de voto contra Jair Bolsonaro (PL), que vem em segundo, com 34%. Ciro (PDT) aparece em terceiro, tendo oscilado de 8% para 9% dos eleitores em relação a maio.

Simone Tebet (MDB) aparece com 3%, seguida por André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) com 1% cada. Os demais pré-candidatos não pontuaram. Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 5%. Indecisos representam 2% dos entrevistados.
Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 39% das intenções de voto, Bolsonaro com 29% e Ciro com 5%. Tanto Lula quanto Bolsonaro caíram um ponto percentual na pesquisa espontânea em relação à pesquisa anterior. 69% dos entrevistados demonstraram muito ou algum interesse pelas eleições. Os que se interessam muito subiu de 52% para 54%.


Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários e Bolsonaro perde para Lula e Ciro Gomes.

60% DESAPROVAM GOVERNO
Na avaliação do governo, o grupo que considera a administração Bolsonaro como ruim ou péssimo ficou em 50%. Os que acham bom ou ótimo são 31%. Os que a avaliam o governo como regular oscilaram de 17%, na semana anterior, para 18% agora. Entre os entrevistados pelo Ipespe, 60% desaprovam o governo Bolsonaro e só 35% aprovam. 5% não sabem ou não responderam.
Na avaliação sobre o desastre da economia, 61% dos brasileiros estão convictos de que Bolsonaro está no caminho errado. Só 33% acham que ele está certo. 6% não souberam responder. 71% acham que os preços está fora de controle e 43% acham que a inflação vai aumentar. Só 13% acham que a inflação vai cair.