A Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF) declarou todo o seu apoio à greve dos caminhoneiros, em nota divulgada neste domingo (27). Para a FENAPEF, a “luta dos caminhoneiros também representa a vontade de todos os brasileiros. Assim, a luta da categoria é a nossa luta”, destacou a entidade no documento.
Conforme a Federação, “com gratidão e reconhecimento ao movimento que iniciaram em 2017, as entidades representativas sindicais dos policiais federais manifestam seu apoio ao movimento dos caminhoneiros, ocasião em que reafirmam seu compromisso de defender o povo brasileiro e de jamais funcionar como polícia de governo ou um braço armado contra os manifestantes”, diz a nota assinada pela diretoria da Fenapef e do conselho de representantes.
No documento ainda, a entidade ressaltou a nota emitida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de que o movimento exerce legítima pressão por mudanças na política de preços dos combustíveis pelo governo federal. “Como bem pontuou em nota o Claudio Lamacchia, presidente do Conselho Federal da OAB, a greve dos caminhoneiros é consequência do desconcerto geral do país, agravado pela política abusiva de preços dos combustíveis. As altas constantes têm prejudicado todo o sistema produtivo e o cotidiano dos cidadãos.”