O governo inglês está mantendo diversos imigrantes encarcerados ilegalmente e em violação a determinações da justiça, conforme denunciou o escritório de advogados Duncan Lewis Solicitors.
“O que estamos descobrindo é que o Ministério do Interior não está fornecendo acomodação aos imigrantes”, afirmou Toufique Hossain, advogado e diretor do escritório. “Os juízes de imigração decidem que todas as condições necessárias para a libertação dos imigrantes estão acertadas e determinam que o Ministério do Interior também providencie a acomodação, mas não estamos vendo nada ser feito para isso acontecer”.
Para Hossain, as ordens de liberdade só podem ser obtidas se os imigrantes “tiverem a sorte de conseguir um advogado decente que dê entrada em um processo por detenção ilegal, obtendo assim uma ordem do tribunal superior dizendo que o Ministério do Interior deve providenciar a soltura e acomodação dentro de um determinado período de tempo”. Porém, como tais determinações são raramente atendidas, só por um “milagre” os imigrantes deixarão os centros de detenção.
“Eles não estão priorizando essas determinações da justiça porque são relacionadas a imigrantes e, obviamente, obter acomodação custa dinheiro. Ao invés de fornecer acomodação, preferem gastar esses recursos deixando os refugiados definharem nas detenções. Dessa forma, causam um dano inexplicável a essas pessoas que têm o direito legítimo de serem libertados”.