O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu nesta terça-feira (23) com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.
O encontro, na sede do TSE, ocorreu uma semana após a posse de Moraes na presidência do tribunal. O assunto discutido na reunião não foi divulgado pelo tribunal e não houve declarações públicas dos participantes.
Após o encontro, considerado protocolar, Paulo Sérgio Nogueira solicitou novo encontro com Moraes. A nova reunião foi marcada para a próxima semana.
O Ministério da Defesa e representantes das Forças Armadas fazem parte da comissão externa que faz a inspeção dos equipamentos da urna eletrônica.
Segundo o blog da jornalista Julia Duailibi, do Globonews, o ministro da Defesa ficou satisfeito por ter sido recebido sozinho pelo ministro.
A relação com Edson Fachin, presidente anterior do TSE, era ruim, em razão da postura adotada pela Pasta de encampar os ataques infundados de Jair Bolsonaro à segurança das urnas eletrônicas e à transparência do sistema eleitoral.
Nos últimos tempos, a comunicação entre os dois só acontecia por meio de ofícios.
Como membro da Comissão de Transparência das Eleições, o Exército reclamou de suposto desprestígio às suas demandas e cobrou “discussão técnica” sobre a lista de sugestões enviadas pelos militares ao tribunal.
Na prática, a maior parte das sugestões já tinha sido acatada ou era redundante – e a decisão de rejeitar algumas das ideias já tinha sido justificada em documentos públicos.