Ele gravava um vídeo nesta quinta-feira (25), em frente ao Planalto, para denunciar mais esse absurdo de Bolsonaro quando seguranças da Presidência tentaram intimidá-lo. Não adiantou o aparato, o parlamentar continuou descendo a lenha na medida
O deputado federal André Janones (Avante-MG), que desistiu da candidatura à Presidência para apoiar Lula, denunciou, na tarde desta quinta-feira (25), que Jair Bolsonaro acabou com o auxilio emergencial para mães solo, isto é, para mães chefe de família. Uma medida que a Câmara dos Deputados havia aprovado, vetada por decisão do Planalto.
O deputado gravava um vídeo em frente ao Palácio do Planalto denunciando mais esse absurdo contra a população feminina por parte de Bolsonaro quando os seguranças da Presidência tentaram impedir que ele falasse sobre o fim desse direito.
Segundo Janones, seu objetivo era questionar o presidente para saber os motivos do fim do auxílio emergencial. Porém, ao tentar fazer uma live, ele foi impedido pela equipe da GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República de ficar na frente do Palácio do Planalto, classificando o ato como “censura”.
O deputado prosseguiu em sua denúncia e não se intimidou. Muito pelo contrário, ele mostrou para todos que o assistiam a tentativa de intimidação e continuou a falar. Confira no vídeo nesta edição.
Durante a pandemia, quando foi aprovada a ajuda emergencial, os parlamentares avaliaram que uma família onde a mãe é solteira ou viúva, ela deveria receber em dobro para garantir que seus filhos possam se defender da fome que vem assolando a população brasileira. Ao acabar com a ajuda emergencial e com o Bolsa Família, o governo criou o Auxílio Brasil sem esse apoio extra às mulheres.
Janones foi relator do PL 2.099, de 2020, de autoria do deputado Assis Carvalho, morto em 2020, que criou o auxílio. Segundo Janones, o projeto “visava proteger os lares chefiados por mulheres dos efeitos negativos da [pandemia de] Covid-19 e da fome que voltou para os lares de 33 milhões de brasileiros.
Na última quarta-feira (10/8), André Janones já havia alertado em uma live, através do Facebook, que o Auxílio Brasil irá acabar em dezembro. Através da reprodução, ele falou que a partir do dia 1º de janeiro do ano de 2023, o Auxílio Brasil irá acabar. “Vocês começaram a receber esse auxílio no dia de ontem (09/8), ele acaba em dezembro. A partir do dia 1º de janeiro não tem mais nada“, alertou Janones. “Está na lei que Bolsonaro aprovou: só vai até dezembro”, disse.