“Sequer exigimos dos que adquirem fábricas prontas, a construção de novas”, diz o especialista Roberto D’Araújo
O engenheiro Roberto D´Araújo, diretor do Instituto Ilumina, e uma das maiores autoridades em energia do país, rebateu em artigo publicado nesta quarta-feira (31) a série de reportagens divulgadas recentemente pela mídia tentando vender um suposto sucesso das privatizaçõ⁹es no Brasil.
Segundo o especialista, “país que já privatizou mais de 80 empresas de vários setores e só assistimos aumento de preços, elevação da dívida pública, aumento da carga fiscal, renúncias fiscais, bilionários empréstimos de BNDES e agências reguladoras com claros indícios de incompetência e captura”. Confira
A Fake Old News da Imprensa Brasileira
ROBERTO PEREIRA D´ARAÚJO
É inacreditável que o Brasil, país que já privatizou mais de 80 empresas de vários setores, vendeu praticamente todo o seu setor elétrico, tem péssimos serviços de transporte público privatizados há décadas, ainda tenha que suportar a falsa tese de que a “massificação” da comunicação foi obra da privatização.
Esse nível de desinformação, que sequer reconhece a verdadeira revolução tecnológica da digitalização que ocorreu em todas as áreas das comunicações, quer atribuir à privatização esse milagre. Certamente há outras intenções por trás dessa vergonhosa e antiquada manchete.
Na realidade, precisamos começar a discutir se o que fizemos pode ser chamado de um domínio da técnica de privatização, pois, até agora, só assistimos aumento de preços, elevação da dívida pública, aumento da carga fiscal, renúncias fiscais, bilionários empréstimos de BNDES e agências reguladoras com claros indícios de incompetência e captura. Sequer exigimos dos que adquirem fábricas prontas, a construção de novas.
É preciso “informar” a esse grande jornal que a China, líder da tecnologia digital, ainda tem empresas de telefonia estatais.