A ex-deputada federal pelo PCdoB, Manuela D’ávila, afirmou nesta terça-feira (11), através de seu perfil oficial no Twitter, o apoio a candidatura de Eduardo Leite (PSDB) para o governo do Rio Grande do Sul. Leite disputa o segundo turno no estado com o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL).
“No RS, fomos e seremos oposição ao Eduardo Leite. Mas anular o voto não constrói uma alternativa popular. Eu votarei em Leite porque sou antibolsonarista e antifascista. Não quero um bolsonarista negacionista governador de meu estado. Eu votarei Eduardo 45 e Lula 13”, publicou a ex-parlamentar em suas redes sociais. Recentemente, Leite afirmou que se manterá neutro na disputa presidencial.
Vítima de ameaças desde o início do governo Bolsonaro, a ex-deputada desistiu de disputar uma vaga ao Senado nas eleições deste ano pelo Rio Grande do Sul.
Manuela foi vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à Presidência da República em 2018. Em 2020, ela disputou a Prefeitura de Porto Alegre, ocasião em que foi eleito Sebastião Melo (MDB) no 2º turno da eleição.
PDT
O PDT gaúcho, comandado por Ciro Simoni, também manifestou o apoio a Eduardo Leite (PSDB). O tucano, que está cumprindo agendas na Serra, participou virtualmente do encontro e foi representado pelo candidato a vice, Gabriel Souza (MDB).
Para garantir o reforço dos trabalhistas, foi firmado o compromisso de não privatizar o Banrisul e priorizar a educação, especialmente as escolas de turno integral, no caso de vitória nas urnas.