O candidato bolsonarista ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu não participar de três debates no segundo turno das eleições em que enfrentaria o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT).
Tarcísio não estará presente nos debates da TV Record, do SBT e do programa Roda Viva da TV Cultura. O bolsonarista se complicou no último debate da TV Band em que não conseguiu explicar a corrupção do Orçamento Secreto e por seu desconhecimento da cidade e do estado paulista, errou inclusive nome um bairro da cidade de São Paulo.
Com isso, a estratégia bolsonarista para a não aparição nos debates é que as sequentes aparições poderiam gerar desgaste desnecessário e que, estando na liderança, a exposição pode não ser positiva. O único debate que o ex-ministro deve participar será o da Rede Globo, no próximo dia 27, do qual ele ainda não cancelou.
Aliados de Tarcísio também acreditam que os ataques da realizados por bolsonaristas, como aconteceu em Aparecida (SP) quando esteve ao lado de Jair Bolsonaro (PL), também poderiam gerar desgastes. Os apoiadores da campanha hostilizaram jornalistas, padres e fiéis durante a celebração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida.
Em nota, a assessoria do candidato afirma que os debates foram cancelados por motivos de agenda, “uma vez que dentro do curto período do segundo turno é preciso cumprir uma série de compromissos tendo como prioridade estar perto das pessoas e ouvir as necessidades apresentadas para o Estado”.
Tarcísio também cancelou as agendas que teve na última quinta-feira (13), a primeira após a presença em Aparecida. A campanha pontuou que a decisão foi tomada exclusivamente por incompatibilidade de horários.
Membros da campanha de Haddad criticaram a ausência de Tarcísio e a postura de que a eleição estaria ganha. Prospecções da campanha de Bolsonaro acreditam que o presidente e o ex-ministro podem liderar com 60% dos votos nas urnas.
O deputado estadual Emídio de Souza (PT) alegou “despreparo” e “covardia” de Tarcísio. “É medo? Desespero? Covardia? Em menos de 24 horas, o pau mandado de Bolsonaro fugiu de 3 debates. Continua atordoado pela derrota do debate da Band ou desligaram o seu Waze e está perdido, Tarcísio?”, escreveu
A Rede Record decidiu cancelar o debate que estava marcado para o dia 22 de outubro entre os candidatos que disputam o segundo turno “devido a dificuldades na agenda dos candidatos ao Governo de São Paulo”.
No entanto, a campanha de Haddad afirma que não houve problema de agenda por parte do petista, e que o cancelamento ocorreu exclusivamente em razão da desistência de Tarcísio.
Já no SBT, sem a presença do bolsonarista deve ser feita uma entrevista de uma hora com Fernando Haddad.