A Confederação Israelita Brasileira (CONIB) lançou manifesto reiterando seu “inegociável apoio às normas democráticas e aos valores de liberdade, respeito ao indivíduo e à pluralidade de ideias”.
Sem explicitar apoio a uma das candidaturas, a entidade que congrega 14 federações que atuam em 14 Estados brasileiros e que, por sua vez, federam centenas de entidades judaicas (clubes, escolas, sinagogas) manifesta seu repúdio a qualquer investida contra o processo eleitoral (como vimos nas ocorridas em meio à tentativa de lançar descrédito ao Tribunal Superior Eleitoral ou nos pronunciamentos contra as urnas eletrônicas que o TSE administra), ao advogar o fim da tensão gerada por estes ataques exigindo “o respeito à independência e à harmonia entre os Poderes”.
Enfim, o manifesto afirma que o respeito ao processo eleitotal, assim como a paz e a tolerância “devem prevalecer acima de quaisquer outros interesses”, seja “durante ou depois” das eleições.
Segue a íntegra da “Nota Oficial Democracia e Paz” assinada pelo presidente da Conib, Claudio Lottenberg:
NOTA OFICIAL DEMOCRACIA E PAZ
Quando o país vive as semanas que antecedem o segundo turno das eleições, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) reitera:
1) Inegociável apoio às normas democráticas e aos valores de liberdade, respeito ao indivíduo e à pluralidade de ideias.
2) A crença no respeito à independência e à harmonia entre os Poderes.
3) O desejo que a paz, a tolerância e o respeito prevaleçam sobre quaisquer outros interesses durante e depois do processo eleitoral. Ao longo da História, a radicalização nunca produziu benefícios reais, seja para a comunidade judaica, seja para a humanidade.
4) A certeza de que cada integrante da comunidade judaica brasileira fará sua escolha de forma livre e consciente, sempre lembrando de que, depois de 30 de outubro, continuaremos a nos encontrar nas escolas, nos clubes, nas sinagogas e nas ruas. Temos a herança e os valores judaicos em comum e um futuro a construir juntos.
Claudio Lottenberg
CONIB NA POSSE DOS NOVOS PRESIDENTE E VICE DO STF
“O discurso de posse da Ministra Rosa Weber na Presidência do STF deu o tom de seu mandato: o combate ao discurso de ódio, a proteção das minorias, a não aceitação de discriminação de qualquer espécie e a preservação da democracia. Ficamos felizes pelo honroso convite e satisfeitos pelo completo alinhamento da CONIB como representante de uma comunidade judaica plural que preza os mesmos valores da Presidente do STF”, declarou Luiz Kignel, diretor da CONIB, que representou a instituição na cerimônia de posse da Ministra Rosa Weber e do Ministro Luís Roberto Barroso na Presidência e na Vice Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), em 12 de setembro.
Também presente na cerimônia de posse dos ministros, o presidente do Conselho Consultivo da CONIB e Comissário da OEA para o Monitoramento e o Combate ao Antissemitismo, Fernando Lottenberg, reiterou que, em seu pronunciamento, a Ministra Rosa Weber, enfatizou a não aceitação de discriminação de qualquer espécie, além da defesa da Constituição e da ordem democrática.