![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Selecao_Ginastica-Ricardo-Bufolin-CBG.jpg)
A equipe brasileira de ginástica artística feminina conquistou a melhor posição da história em Mundiais. Liderada por Rebeca Andrade, a seleção terminou na inédita quarta colocação na final por equipes feminina do Campeonato Mundial de 2022, em Liverpool, Grã-Bretanha, na terça-feira (1º).
Na história do Mundial, esta foi apenas a quinta vez que o Brasil chegou a uma final por equipes femininas.
A equipe, composta por Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Júlia Soares, Carolyne Pedro e Flávia Saraiva – que se lesionou na classificatória e não conseguiu se apresentar em todos os aparelhos -, somou 159.661 pontos, apenas 0.9 pontos atrás das canadenses, que conquistaram a medalha de Bronze. EUA e Grã-Bretanha ficaram com ouro e prata respectivamente.
“Tenho um orgulho enorme de fazer parte dessa equipe. O quarto lugar é muito especial. Estou orgulhosa das meninas. As quedas fazem parte do esporte e da vida, mas estávamos preparadas para tudo. Estou muito feliz”, afirmou Rebeca em entrevista ao Sportv.
Rebeca e Flávia (que não sabe se terá condições físicas de competir) ainda disputam medalhas. As duas estão classificadas para a decisão do individual geral e do solo, e Rebeca ainda pode conquistar o pódio na trave e nas barras.
A melhor posição do Brasil na prova foi a quinta colocação de 2007, com a equipe formada por Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Daniele Hypolito, Lais Souza, Ana Claudia Silva e Khiuani Dias. Em Olimpíadas, o Brasil foi à final duas vezes, em Pequim 2008 e Rio 2016, mas terminou sempre na oitava posição.