A cerimônia de abertura da Copa do Mundo no estádio Al Bayt, neste domingo (20), contou com projeções, show pirotécnico, além das participações do ator Morgan Freeman e do influencer catari Ghanim Al Muftah.
As movimentações começaram com a apresentação do Emir do Catar, Tamim bin Hamad, ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Em seguida, o campeão da Copa de 1998, Marcel Desailly – zagueiro da França – apareceu em campo carregando a taça do Mundial.
Após a contagem regressiva, exibiu-se um vídeo com imagens do Catar e de um tubarão baleia, “nadando” em direção ao estádio, sob a inconfundível narração de Morgan Freeman.
“Dessa terra ouvimos um chamado para o mundo, para reconectar, para retornar apenas por um momento para o que nos agrupa, para o que nos junta nessa jornada do Leste para o Oeste. Nós nos movemos juntos buscando um objetivo”, disse na narração.
PRIMEIRA PARTIDA
A primeira partida da Copa terminou com a vitória por 2 a 0 do Equador sobre a seleção anfitriã no estádio King Fahad Stadium, em Doha, no Catar. Os gols, de pênalti e de cabeça, foram marcados pelo capitão, Enner Valencia.
“O mérito foi dos jogadores, pela atitude, pelo compromisso, pela busca pelo resultado. Sofremos um golpe quando fizemos um gol e foi anulado, mas seguimos buscando. Acredito que a gente jogou com bastante qualidade e contundência. Tomara que seja o início de algo importante”, declarou o técnico do Equador, Alfaro em entrevista à Fifa.
A seleção equatoriana não sentiu a pressão da torcida local e teve amplo domínio no duelo. Valencia foi mesmo o destaque, chegando a mandar três vezes para o gol do Catar, mas teve um gol anulado por impedimento de um companheiro de jogo em jogada revisada pelo VAR. A reviravolta no lance levou a torcida do Catar ao delírio, comemorando como se fosse um gol da seleção.
Os equatorianos continuaram controlando as ações da partida e encurralando seus adversários até Al Sheeb marcar pênalti em Valencia. O próprio capitão foi para a marca do pênalti e acertou com tranquilidade o canto direito do gol. Foi a primeira vez que o gol de abertura de uma Copa vem de pênalti.
O Catar foi também o primeiro anfitrião a ser derrotado na abertura da Copa em todas as 22 edições, e justamente, na sua estreia no torneio. Já o Equador está em sua quarta participação (2002, 2006 e 2014) e busca superar sua melhor campanha até o momento. No torneio de 2006, na Alemanha, a seleção sul-americana chegou às oitavas de final, mas acabou sendo derrotada pela Inglaterra.