IRAPUAN SANTOS*
Este Dia da Consciência Negra de 2022 deve ser encarado como uma grande celebração do povo brasileiro pela vitória contra o fascismo, o negacionismo, o autoritarismo e a destruição da Nação Brasileira.
A maioria do povo brasileiro foi implacável em cobrar nas urnas a perda de vida de centenas de milhares de homens, mulheres e crianças por falta de vacina, a asfixia do ensino público, a entrega do patrimônio público, o desemprego, a fome e a miséria em mais de 30 milhões de lares brasileiros.
Nós, negros, representamos a maioria do povo brasileiro e votamos maciçamente pela mudança. Em nenhum momento titubeamos em identificar no governo derrotado o ódio à cultura nacional, o racismo escancarado, o supremacismo e o aparelhamento do Estado, transformado em valhacouto de torturadores, capitães-do-mato, arrivistas, escroques e vendilhões do templo travestidos de missionários.
Vamos recuperar o que nos foi tirado – nossa liberdade. O vilipêndio às nossas criações. O escárnio com nosso modo de vida e o nosso modo de ser.
Em um ano em que vemos dois dos mais importantes artistas brasileiros completarem 80 anos de idade em total comunhão com o povo, como Milton Nascimento e Paulinho da Viola, renovamos nossa certeza de que ninguém conseguirá destruir este gigante da América do Sul, porque foi construído por um povo que não se dobra.
Já estamos em ritmo de mudança acelerado. É hora de fortalecer a Frente Ampla através de um Governo de ampla coalizão nacional que ponha em prática um Programa de Salvação Nacional, que atenda a todos os anseios e aspirações do povo brasileiro com desenvolvimento, aumento do salário mínimo, busca do pleno emprego, investimentos em infraestrutura, educação, reestruturação do SUS e da saúde pública, defesa da Amazônia e do meio-ambiente e que lance as bases para o fortalecimento de uma forte indústria nacional.
Viva Zumbi dos Palmares!
Salve Luiz Gama!
Viva o Professor Eduardo de Oliveira!
Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2022
*Irapuan Santos é vice-presidente nacional do CNAB (Congresso Nacional Afro-Brasileiro)