“O Brasil precisa de um projeto que reúna os interesses práticos daqueles que produzem e os interesses práticos daqueles que trabalham”, afirmou Ciro Gomes, pré-candidato a presidente pelo PDT, em entrevista à revista Americas Quarterly, na última quinta-feira (21). A afirmação foi feita em resposta ao questionamento se ele estaria disposto a unir as esquerdas. ‘Esse não é o meu projeto. Meu projeto é a centro-esquerda”, disse ele.
Questionado sobre críticas a Lula, Ciro disse que “Lula para mim não é um mito. Lula é um velho amigo de 30 anos com quem concordo e discordo”. “Eu acho que Lula cometeu alguns erros sérios ao longo de sua vida. Por exemplo, o PT, sob a direção de Lula, foi contra a Assembléia Constituinte. E hoje o PT é contra todas as mudanças na nossa Constituição. Isto é, está defendendo uma constituição que se recusou a assinar”, lembrou o ex-governador.
“Lula tinha todo o poder do mundo para reformar o país. E ele optou por um projeto de poder. E essa tem sido a tragédia brasileira”, acrescentou. O pedetista também afirmou que dá “apoio total à Lava Jato”. “Apoio. Apoio total. O Brasil está tentando estabelecer que a impunidade não é mais a recompensa pelo crimes cometidos pelo setor poderoso de nossa elite. Mas ainda estamos muito longe disso”, acrescentou disse Ciro.