
O Japão surpreendeu mais uma vez nesta Copa do Mundo. Depois de bater a Alemanha, os orientais venceram também a Espanha, nesta quinta (1º), por 2 a 1, na última rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2022. Com o resultado, as duas seleções se classificaram para as oitavas, deixando a Alemanha novamente na fase de grupos.
Morata abriu o placar para os espanhóis, ainda no primeiro tempo, mas Ritsu Doan e Ao Tanaka viraram para os japoneses na etapa final.
Os japoneses vão a seis pontos e avançam para as oitavas de final da Copa na primeira colocação do Grupo E. Já a Espanha, com o vexame desta quinta, fica em segundo, com quatro, superando a Alemanha apenas no saldo de gols (6 a 1).
A Espanha começou pressionando. Busquets mandou a primeira por cima, aos cinco minutos. O Japão ameaçou assustar pouco depois, com Ito. O chute até foi na rede, mas no lado de fora. O volume ibérico teve resultado aos 11 minutos. Após deixar os nipônicos sem reação, de tanto trocar passes, a seleção de Luis Enrique abriu o placar com Morata. O cruzamento foi de Azpilicueta. Com a vantagem no placar, a La Roja se limitou a controlar a posse de bola. Praticamente nada mais foi visto.
E se o primeiro tempo foi ruim, a partida melhorou imediatamente no segundo tempo, após as alterações do técnico Hajime Moriyasu, que tornaram o Japão mais ofensivo no intervalo. Doan foi um dos que entrou.
O atacante chutou de esquerda, Simón espalmou para dentro e o placar voltou à igualdade ainda com dois minutos. E três minutos mais tarde, Doan fez nova jogada pela direita, mas cruzou rasteiro para Mitoma, outro que entrou na volta do intervalo. O cruzamento de volta para a área encontrou Tanaka, que virou a partida. O VAR demorou, mas confirmou que a bola não chegou a sair de campo antes da assistência.
O final da partida foi pressão espanhola. Mas perto dos 45 minutos, o goleiro Gonda fez duas defesas importantes. Garantiu, assim, a classificação japonesa. Heroísmo samurai.
Agora, o Japão enfrenta a Croácia nas oitavas de final. O jogo acontece na segunda-feira (5), às 12h. Já a Espanha, que com a segunda colocação sai da chave do Brasil, enfrentará Marrocos na terça (6), também às 12h.
ALEMANHA X COSTA RICA
Já no outro jogo da chave, a Alemanha até venceu a Costa Rica por 4 a 2, em duelo disputado no Al Bayt, mas se despediu da Copa do Mundo do Catar, já que o placar não foi o suficiente.
Com a vitória do Japão sobre a Espanha, os alemães precisavam de uma goleada para levar vantagem no saldo de gols sobre os espanhóis. Por isso, a Alemanha acabou eliminada da Copa do Mundo na fase de grupos pela segunda vez consecutiva, repetindo a campanha frustrante de 2018, na Rússia.

Com a necessidade da vitória para avançar às oitavas de final, a Alemanha começou a partida em ritmo forte e criou boa oportunidade logo no primeiro minuto, quando Musiala colocou Keylor Navas para trabalhar. Depois de encurralar os costarriquenhos, a seleção alemã abriu o placar aos 9 minutos, quando Gnabry recebeu cruzamento de Raum e desviou de cabeça para balançar a rede.
Apesar de inaugurar o placar logo cedo, a Alemanha não conseguiu transformar o volume ofensivo em novas oportunidades após o gol. Navas chegou a ser exigido, mas sem grandes dificuldades. A principal chance alemã veio aos 39, quando Gnabry tentou a finalização com categoria, mas mandou para fora.
Ainda antes do intervalo, a Costa Rica assustou e quase empatou a partida. Após bola longa, Fuller aproveitou as falhas de Raum e Rudiger e saiu cara a cara com Neuer, mas o goleiro alemão fez grande defesa na finalização do atacante.
No segundo tempo, a Alemanha seguiu com o controle do jogo, mas não chegou a ameaçar o gol de Keylor Navas nos minutos iniciais. Assim, a Costa Rica não se intimidou e foi para cima em busca do empate, que aconteceu aos 12 minutos. Neuer deu rebote no cabeceio de Campbell, e Tejeda apareceu no meio da área para ficar com a sobra e completar para o fundo do gol.
Depois do empate, a Alemanha se lançou ao ataque, mas seguia com dificuldade para furar a defesa costarriquenha. Aos 15 minutos, Musiala ficou perto de marcar, mas carimbou a trave. Pouco depois, aos 21, a joia alemã mais uma vez ficou no poste.
E se quem não faz, leva, a Costa Rica soube aproveitar mais uma de suas raras chances e virou o placar aos 24 minutos, quando Vargas aproveitou a sobra após o cruzamento dentro da área e desviou de leve para marcar.
Além de eliminar a Alemanha, o resultado colocava a Costa Rica nas oitavas de final. Contudo, os alemães rapidamente voltaram a colocar o empate no placar, quando Havertz dominou sozinho dentro da área e tocou na saída de Navas, aos 27.
Pouco depois, aos 30 minutos, a Alemanha teve nova oportunidade de marcar, quando Fullkrug saiu cara a cara com Navas, mas o goleiro fez grande defesa. Os alemães voltaram a ficar na frente aos 39 minutos, quando Gnabry descolocou cruzamento na medida para Havertz, que empurrou para rede e deixou mais um. Mais tarde, aos 43, Fullkrug marcou mais um para a Alemanha após assistência de Sané.
A vitória por um gol de diferença, contudo, não foi suficiente, já que o Japão venceu a Espanha por 2 a 1. Como os espanhóis tinham seis gols positivos de saldo, a Alemanha precisava de uma goleada, e acabou eliminada de forma precoce mais uma vez.
Com o resultado, a Alemanha se despede da Copa do Mundo com apenas quatro pontos somados, na terceira colocação do Gurpo E. Já a Costa Rica encerra a sua participação no Catar com três pontos, na lanterna do grupo. Assim, avançaram Japão, com seis pontos, e Espanha, com quatro.