O General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva comentou que a aquisição do Nauru 1000C coloca o Exército Brasileiro “em outro patamar em termos de tecnologia, inteligência e aquisição de alvos”
O Brasil finalmente entrou no rol de países possuidores de drones militares de última geração fabricados por sua própria indústria. O Exército Brasileiro acaba de receber o primeiro drone Nauru 1000C da XMobots, uma empresa brasileira localizada na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. O equipamento pode permanecer voando por até 10 até horas é será empregado pelo 2º Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté (SP).
Medindo quase 8 metros de envergadura por três metros de comprimento e com peso máximo de 150 kg, o Nauru 1000C é impulsionado por oito motores elétricos e pode voar a velocidade de até 110 km/h. O Nauru 1000C é um VTOL (Vertical Take-Off and Landing – decolagem e pouso verticais) de propulsão híbrida (combustão e energia elétrica), com grande autonomia. De acordo com o Exército, o drone, controlado remotamente, vem com um sistema de câmeras potentes que podem executar vários tipos de monitoramento.
A gimbal, torreta giro-estabilizada acoplada à cada aeronave, apresenta optrônicos no espectro visível (EO), infravermelho médio (MWIR), telerômetro laser (LRF) e designador laser (LP). Todos eles possibilitam a captura de imagens estabilizadas em altíssima definição para as missões de vigilância, reconhecimento, inteligência e aquisição de alvos.
O SARP também apresenta a base móvel (shelter), que serve para transporte e controle das operações em tempo real das aeronaves em voo, contendo três estações de controle de solo (Instrumentação de dados primários da aeronave, mapas móveis e interface geral de comando), além de estar completamente equipado para o máximo conforto, segurança e redução de stress da equipe durante as missões.
A XMobots é uma empresa brasileira que foi fundada em 2007 com a missão de desenvolver o mercado de robôs móveis com tecnologia de ponta e o com o sonho de tornar a robótica móvel uma realidade do cotidiano. A empresa, que tem como sócia a Embraer, maior empresa produtora de aeronaves da américa Latina, se especializou no desenvolvimento e na fabricação de aeronaves remotamente pilotadas, tornando-se a maior da América Latina.
A cerimônia de entrega do sistema foi realizado no último dia 15 de dezembro no hangar do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), em Taubaté (SP), onde foi formado o primeiro grupo de militares para operar a aeronave não tripulada. Segundo dados do Exército, o SARP (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas) categoria 2 é uma classificação para drones com peso máximo de decolagem de 150 kg e alcance de voo de até 15 horas.
O executivo da XMobots, Giovani Amianti falou na solenidade sobre a parceria com o Exército. “Hoje, neste memorável dia para a indústria tecnológica brasileira, entregamos para a nação um material de aviação inovador, o estado da arte em tecnologia, o Nauru 1000C, que em muitos anos colocará o Brasil como uma das nações que possuem um dos SARPs mais avançados do mundo”, ressaltou Amianti.
E continuou: “Com a entrega do SARP Nauru 1000C, inicia-se uma nova jornada e assumimos o nosso compromisso com o Exército Brasileiro de manter, com toda a dedicação da XMobots, o projeto de defender a nossa nação, honrando assim todo o investimento feito pela sociedade brasileira na formação de nós, engenheiros, e universidades públicas e de ponta. Somos mais de 250 famílias que corroboram com o mesmo propósito, e que todas em uma só voz dizem ‘Obrigado, Exército Brasileiro”, destacou.
O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comentou que a aquisição do Nauru 1000C coloca o Exército Brasileiro “em outro patamar em termos de tecnologia, inteligência e aquisição de alvos” e que os aparelhos serão empregados em operações na faixa de fronteira e em ambientes urbanos.
“É um impulso de tecnologia, uma aquisição de um produto de defesa, de um sistema de material emprego muito importante, vai nos dar outra capacidade operacional. Vamos ter condições no futuro de melhorar a parte logística”, explicou o Comandante Logístico, General de Exército Eduardo Antônio Fernandes.
As autoridades militares General de Exército Tomás Miguel Paiva (Comandante Militar do Sudeste), General de Exército Eduardo Antonio Fernandes (Chefe do Comando Logístico do Exército Brasileiro) e General de Brigada Anysio Luiz Crespo Negrão (Diretor de Material de Aviação do Exército Brasileiro) marcaram presença para a assinatura da entrega durante a cerimônia.
O SARP categoria 2 tem essa denominação porque o aparelho pode atingir 10.000 pés (3.300 metros) de altitude. Cada sistema é composto por três Nauru 1000C e uma estação de controle.
A XMobots está localizada num dos principais polos aeronáuticos do Brasil, que é São Carlos, e prestes a inaugurar uma nova fábrica em Itajubá (MG), outro polo universitário brasileiro de ponta. Em poucos anos, a XMobots se especializou no desenvolvimento e fabricação de RPA (Remotely Piloted Aircrafts), tornando-se a maior empresa brasileira e latino-americana do segmento.
Assista ao vídeo da solenidade de entrega do drone ao Exército Brasileiro
A empresa informa que vive atualmente o momento de maior expansão de sua história. Um dos grandes diferenciais que possibilitaram esse crescimento é o investimento constante em inovação. Com um time de P&D composto por mais de 60 engenheiros, a empresa desenvolve toda a mecânica, hardware e software presentes em seus drones, sendo a única companhia do Brasil que desenvolve 100% das tecnologias presentes em seus RPAs.
SÉRGIO CRUZ
Fonte Exército Brasileiro