A deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP) será a ministra do Ministério dos Povos Originários, nova pasta criada por Lula.
Sônia Guajajara é uma ativista dos direitos indígenas internacionalmente reconhecida. Seu nome deve ser anunciado oficialmente pelo presidente eleito nos próximos dias, mas já conversou com Lula por telefone e aceitou o cargo.
A ideia inicial de Lula era criar uma secretaria especial dos Povos Originários, mas não agradou as lideranças indígenas.
O Ministério dos Povos Originários vai abrigar a Fundação Nacional do Índio (Funai) e deve funcionar no primeiro momento com o orçamento da Fundação.
Atualmente, a Funai está sob o Ministério da Justiça e a mudança para a nova pasta criou alguns entraves burocráticos que ainda estão sendo resolvidos, como questões que envolvem a demarcação de terra, que precisam do aval da Justiça para homologação.
A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), um dos órgãos com maior verba dentro da política indígena, deverá permanecer com o Ministério da Saúde. Uma das argumentações para que não haja mudanças nessa área em um primeiro momento é que a política indígena poderia sofrer reveses em um setor tão importante como a saúde.