O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou neste sábado (21), por meio das redes sociais, que vai determinar a abertura de um inquérito policial para apurar a situação dos indígenas Yanomami, em Roraima, abandonados durante o governo Bolsonaro e que sofrem com desnutrição aguda, malária e contaminação por substancias do garimpo ilegal que invadiu a região. Segundo o ministro, “há fortes indícios de crime de genocídio” diante dos “sofrimentos criminosos impostos aos yanomami”.
O ministro esteve em Roraima ao lado do presidente Lula neste sábado, para ver de perto a situação dos indígenas. O povo da região vive uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis, nos quatro anos de governo Bolsonaro.
Nesta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública no território. A terra é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de mais de 20 mil garimpeiros.
Somente no ano passado, 99 crianças do povo Yanomami morreram devido ao avanço do garimpo ilegal na região, segundo divulgado pelo Ministério dos Povos Indígenas. As vítimas foram crianças entre um a 4 anos.
Em visita à Casa de Saúde da população Yanomami, em Roraima, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia criticado Jair Bolsonaro (PL) por priorizar suas motociatas e ter “abandonado” os yanomamis.
“É desumano o que eu vi aqui. Sinceramente, se o presidente que deixou a Presidência esses dias em vez de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui uma vez, quem sabe esse povo não tivesse tão abandonado como está”, disse o presidente Lula ao averiguar a situação de abandono da população indígena, cercada por garimpeiros ilegais em seu território.
Em quatro dias de operação do Ministério da Saúde na região, foram resgatadas ao menos oito crianças Yanomami em estado grave, com quadros severos de desnutrição e malária.
Com certeza se for feita uma averiguação a fundo sobre esse assunto haverá uma explicação razoável pra isso, não acredito em uma só palavra do que esses mentirosos falam, escrevem, gravam ou mostram, já estamos cansados de ver o povo vulnerável sendo usado como palanque político!
Uma “explicação razoável”, leitor??!! Para 570 crianças mortas e sabe-se lá quantos adultos, sem que o governo passado tomasse qualquer providência, exceto aumentando o garimpo ilegal, portanto, aumentando a tragédia? Qual seria, leitor, essa “explicação razoável”, que você não sabe qual é, mas, mesmo assim, acha que existe porque não acredita nos fatos?
O Bandido Genocida e Boquirroto Pensante disse que tudo não passa de uma farsa…
Você pode usar o” bonitinho” Garimpo Artesanal ( nomenclatura conveniente) ao invés de Banditismo do Garimpo Ilegal…