O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), destacou a valorização dos salários dos professores estaduais pelo seu governo, segundo ele, “valorizar os professores é o caminho certo para a educação de qualidade”.
Na última semana, o governo anunciou um pacote de ações num total de R$ 430 milhões, dentre os quais, o aumento salarial é fundamental. “Vamos realizar a prova de Valorização pelo Mérito, que permite o reajuste de 10,5% ao salário base para os professores aprovados e será retroativo a 2016. O exame será realizado ainda neste ano”, disse.
O aumento salarial se deu após negociações com o Sindicato dos Professores de São Paulo (APEOESP). No mês passado, Márcio França e Izabel Noronha (presidente do sindicato) estiveram em Brasília em reunião com a presidente do STF, Carmen Lucia, para negociar a retirada da proibição de aumento salarial, concedida em liminar pela ministra.
Sem reajuste há três anos, os professores reivindicaram na Justiça um aumento de 10,5% para toda categoria. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acatou a decisão do sindicato, mas o então governador, Geraldo Alckmin (PSDB), recorreu da decisão, que foi suspensa pela ministra Carmem Lúcia.
O governador Márcio França acordou com a ministra a garantia da incorporação do aumento para os trabalhadores em três parcelas.
O governador destacou ainda o investimento na qualificação dos professores. “Também iremos abrir a seleção de bolsas de estudo de pós-graduação para profissionais da rede estadual, que está paralisada desde 2014. A meta é abrir 1.000 vagas entre 2019 e 2023”.
Quando virá o aumento de 10.5 para os professores do estado de São Paulo?