
Cerca de 40 toneladas de alimentos, água, produtos de limpeza e de higiene deixarão na noite desta segunda-feira (20) o Cais da Marinha, no Porto de Santos, em direção à cidade de São Sebastião, a mais afetada pela chuva dos últimos dias no Litoral Norte de São Paulo.
O embarque dos donativos contou com a presença do ministro Márcio França, do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e do deputado estadual Caio França (PSB), que foram recebidos pelo prefeito Rogério Santos (PSDB).
O chefe do Executivo santista destacou o apoio logístico da Prefeitura e a união em prol da solidariedade. “É momento de estarmos unidos para ajudar as pessoas do Litoral Norte, muitas ilhadas, sem comunicação e acesso a água e comida. Essa força-tarefa ajudará que esses mantimentos cheguem a São Sebastião o mais rápido possível”.
O ministro Márcio França destacou a celeridade de todos os órgãos envolvidos e que mais ajuda será enviada pelo Porto de Santos para auxiliar os moradores do Litoral Norte. “A Marinha vai disponibilizar mais um navio, ainda maior, que está vindo do Rio de Janeiro e vai auxiliar no transporte para as pessoas que mais necessitam neste momento, podendo inclusive ser utilizado em resgate de pessoas ilhadas”.
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa explicou que todo o trabalho de arrecadação começou ainda ontem e contou com uma rápida resposta do empresariado santista. “Esse é um gesto concreto e importante para amenizar a dor dessas pessoas que estão sofrendo muito”.
Já o deputado estadual Caio França lembrou que a campanha continua e que a intensão é conseguir, o quanto antes, desobstruir as estradas para levar, também por terra, doações para as pessoas que necessitam. “Esperamos logo conseguir usar os caminhões, mas, nesse primeiro momento, o caminho mais fácil foi pelo mar e a Marinha atendeu o nosso pedido para uma ação rápida e efetiva”.
A ação foi o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santos, Marinha do Brasil, Governo do Estado e Ministério de Portos e Aeroportos, do Governo Federal, além de empresas da baixada santista.