A escola de tempo integral, inaugurada por Jerônimo na sexta-feira (3), recebeu o nome do grande educador. O professor Ildo Sauer, irmão de Adeum, afirmou que seu irmão “era um guia e sempre esteve na busca da libertação e autonomia através da Educação”
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), prestou um homenagem, na sexta-feira (3), ao professor Adeum Hilário Sauer ao inaugurar o Colégio Estadual de Tempo Integral que leva o nome do educador, radicado em Itabuna, no Sul da Bahia. A nova unidade de ensino 06 está instalada na área do antigo CSU-Centro Social Urbano, no bairro Vila Anália.
Na solenidade de inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues e seu vice, Geraldo Júnior (MDB), foram muito aplaudidos ao vestiram a camisa estampada com a imagem do professor Adeum Sauer. Familiares do educador presentes ao ato se emocionaram com a justa homenagem.
O professor da USP e ex-diretor da Petrobrás, Ildo Sauer, irmão de Adeum, disse ao HP que ele “foi o guia dos nove irmãos”. “Sempre na busca da libertação e autonomia através da Educação”. “Para nós, disse Ildo Sauer, “apagou-se a grande luz que iluminou nossos caminhos. Dedicou sua vida a libertar o povo brasileiro pela Educação, formulando e implementando políticas públicas”, destacou.
A unidade inaugurada em Itabuna segue um modelo de escola nascida com Anísio Teixeira e é portadora de uma filosofia inspirada em Paulo Freire. É o tipo de escola que sempre foi defendida por Adeum Sauer.
Com 24 salas de aula, a escola de tempo integral de Itabuna possui sala multifuncional, auditório 175 com lugares, camarins e área técnica, biblioteca, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, salas de professores e multimídia, laboratórios de línguas e de informática, dois laboratórios de ciências e sala de dança e vivências corporais.
Adeum Sauer era sociólogo e bacharel em Direito, foi professor de Ciências Sociais da Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz. Gaúcho, radicado em Itabuna há mais de quatro décadas, ele faleceu aos 69 anos, vítima de acidente automobilístico na estrada que liga Una a Canavieiras, na noite do dia 18 de setembro de 2021 – mesmo dia em que o educador Paulo Freire completou 100 anos de nascimento.
Profissional que pensou a Educação e contribuiu para elevar e elevou o nome de Itabuna para o Brasil, Adeum Sauer foi, por duas vezes – de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004 – secretário de Educação nas gestões do ex-prefeito Geraldo Simões. À frente da pasta, ele implantou a Escola Grapiúna na rede municipal de ensino. Pioneiro na Bahia, o projeto substituiu o ensino serial por ciclos e valorizou a educação de qualidade, inclusão social, participação democrática e valorização da cultura regional.
No período de 2007 a 2009, Adeum comandou a Secretaria estadual de Educação no primeiro governo de Jaques Wagner, quando implantou o TOPA-Programa Todos pela Alfabetização para enfrentar no Estado o grave problema do analfabetismo. No sul da Bahia, ele foi servidor da Ceplac, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesc, coordenador de Pós-Graduação em Direito Público da FacSul, presidente da Undime-União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e membro do Conselho Nacional de Educação.
Com informações de Ederivado Benedito
Achei importante conhecer a historia de um grande educador e que muito contribuiu pela bahia com projetos e tantos feito sempre pensando no outro ontem conheci a escola.
Parabéns aos idealizadores.
grata