Durante o jogo Betis vs. Real Madrid, realizado.em 26 de fevereiro, o atacante brasileiro Vinícius Júnior sofreu mais um caso de racismo por parte da torcida adversária. Nesta quinta-feira (9), a organização responsável pelo campeonato espanhol, LaLiga, comunicou que encaminhou a denúncia para as autoridades em Sevilha, que irão investigar para descobrir quem foi o torcedor do time adversário que chamou Vini Jr. de “macaco”.
Em dezembro do ano passado, Vini Júnior chegou a fazer uma cobrança pública contra a LaLiga por não fazer nada quanto ao racismo. Em um post, ele disse que “o racismo segue indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto [se referindo ao Real Madrid, onde joga] e a LaLiga segue sem fazer nada”. Na época, comentaristas de futebol no Brasil elogiaram o atacante pelo seu posicionamento e por cobrar a instituição.
Em nota oficial, a organização disse que estava investigando as denúncias e o presidente da LALiga, Javier Tebas Medrano, disse que o jogador brasileiro estava sendo injusto com a instituição e pediu para ele se “informar melhor” pois a LaLiga há anos luta contra o racismo.
O comentário e a omissão repercutiaram mal e, pressionada pelo noticiário e pelos torcedores, a LaLiga teve que tomar medidas. Criaram um e-mail para denúncias contra racismo, começaram a apresentar os casos para as autoridades e outros clubes passaram a ter uma atitude mais enérgica contra o seus próprios torcedores que praticam racismo nos estádios.