Em eleição nos dias 30 e 31 de março, os trabalhadores do transporte urbano de São Paulo elegeram o novo presidente do Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo). Com 9.528 votos, de um total de 25.003, o pleito confirmou a vitória de Cristiano Porangaba (Crizinho) para preencher o cargo na diretoria.
A eleição do novo presidente da entidade se deu após o afastamento, por ordem judicial, do presidente eleito do sindicato e divergências da diretoria na indicação do presidente interino. Após o encerramento da apuração, no dia 1º de abril, Crizinho foi empossado pela comissão eleitoral.
Crizinho agradeceu o apoio de todos que colaboraram para a sua vitória e pregou a unidade da categoria e da diretoria para enfrentar os desafios da campanha salarial deste ano. O novo presidente teve o apoio da CTB, Força Sindical, Nova Central e CUT.
“Há de ressaltar que todos os protocolos do processo eleitoral foram cumpridos em concordância com a determinação da Justiça e em respeito à vontade soberana dos trabalhadores. A lisura e a transparência da eleição legitimam Crizinho para ocupar o cargo maior da entidade. Os condutores de São Paulo estão de parabéns. A democracia venceu!”, afirmou o Sindicato em seu site.
Conforme esclarecimentos da Justiça para a realização do pleito, “a eleição para escolha de presidente interino do Sindicato será para atual gestão do Sindicato até que se realizem novas eleições e posse de outra diretoria nos termos e prazos do Estatuto Social, em vista do afastamento do presidente eleito”.