Correios, EBC, Nuclebrás, Telebrás, Ceitec e Petrosal estão entre as vendas canceladas
O governo Lula retirou os Correios e outras seis estatais de programas de privatização elaborados no governo Bolsonaro. A decisão, que inclui mais três empresas que foram retiradas do programa de parceria público privada (PPI), foi anunciada nesta quinta-feira (6) por meio de edição extra do Diário Oficial da União.
Em café da manhã com jornalistas na quinta-feira, o presidente Lula disse que colocaria um fim da venda de empresas brasileiras. Ele afirmou que discutiria com os chineses para que eles invistam no Brasil mas, segundo Lula, “não para comprar nossas empresas, mas para nos ajudar construindo novos projetos”. Agora, Lula suspende as privatizações de empresas brasileiras, várias delas na mira de grupos estrangeiros.
Além da criminosa alienação do patrimônio público que trouxe prejuízos ao país, como, por exemplo, no caso dos gasodutos, que transportavam o gás produzido pela estatal e que agora vai pagar para poder transportá-lo, e das refinarias, a queima do patrimônio trouxe problemas até com a inflação, como foi o caso da venda por Paulo Guedes de armazéns públicos da Conab (Companhia Brasileira de Abastecimento) e que impediram a política formação de estoques reguladores.
Em fevereiro de 2021, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes havia entregue ao Congresso Nacional o projeto de lei que abria caminho para a privatização dos Correios. O governo pretendia vender 100% da estatal. Empresas estrangeiras como Mercado Livre, DHL, Alibaba e outras estavam de olho nos Correios, uma empresa que, além de estratégica e eficiente, é altamente lucrativa.
Confira as listas a seguir:
PND:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT);
Empresa Brasil de Comunicação (EBC);
Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev);
Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep);
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF);
Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec).
PPI:
Armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA);
Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás).