Nirmala Sitharaman, Ministra da Defesa da Índia, declarou à imprensa neste sábado (14) que segue em andamento o acordo com a Rússia que prevê a aquisição pela Índia do sistema Triumf S-400 para a defesa aérea e que as negociações com a Rússia estão em sua etapa final.
A ministra afirmou que “a ‘Ata de Sanções para Adversários dos EUA’ é uma lei estadunidense e não uma lei das Nações Unidas, por isso não é aplicável à Índia. Nossa relação na área da Defesa com a Rússia vem se desenvolvendo e se prolongando há várias décadas e falamos a respeito disso com a delegação do Congresso dos EUA que visitou a Índia recentemente.”
Nirmala Sitharaman afirmou também que a partir da assinatura do acordo com a Rússia sejam necessários de dois anos e meio a quatro anos para que ele seja totalmente implementado.
O S-400 russo é considerado o mais avançado sistema de defesa antiaérea de longo alcance. Desde de 2016 a Índia fez acordo com a Rússia para instalação do Triumf S-400, com interceptadores capazes de destruir aviões invasores, mísseis e drones hostis num raio de 400 quilômetros.
R. C.