O governo do Iraque afirmou a Sputnik que todos os campos petrolíferos de Kirkuk estão sob seu controle. “Todos os campos de petróleo de Kirkuk estão sob o controle das forças de segurança e do Ministério do Petróleo”, declarou na quarta-feira (18) o porta-voz do ministério do Petróleo iraquiano, Asim Jihad.
As instalações petrolíferas da região foram retomadas pelas Forças de Segurança do Iraque em conjunto com engenheiros do ministério do Petróleo e de funcionários da Empresa Petrolífera do Norte. O governo comunicou o controle dos campos petrolíferos no dia 16, após ocupar as instalações das jazidas petrolíferas de Leilan, Baba-Karkar, Bai Hasan, as maiores da região, em conjunto com outras jazidas no norte de Kirkuk.
A ocupação dos campos iraquianos em Kirkuk pelos curdos se deu em meados de 2014, com a libertação da província que estava sob ocupação dos terroristas do Estado Islâmico. Desde então, a região passou a ser controlada por autoridades curdas, que chegaram a realizar um referendo pela independência da cidade, no dia 25 de setembro passado, visando obter poder sobre o petróleo da região. A votação foi qualificada como ilegal por Bagdá.
A cidade de Kirkuk está entre os principais centros urbanos do norte do Iraque. Embora sua reconquista tenha levado a alguns combates, houve poucas baixas, com 10 curdos mortos e um número ainda indeterminado de terroristas.