“… o conjunto de indicadores da atividade econômica segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom”, diz o trecho do Copom
Estribado em um dogma envelhecido e já superado em boa parte do mundo – de que a elevação dos juros é instrumento de combate a qualquer tipo de inflação, o Banco Central, com a decisão tomada na quarta-feira (3), de manter a mais alta taxa de juro real do mundo, mostra que está irredutível em sua intenção de desaquecer ainda mais a já estrangulada economia do Brasil.
E este objetivo, de desaquecer a economia e elevar o desemprego, ficou explicitado no comunicado divulgado na noite desta quarta-feira (3). “Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores mais recentes de atividade econômica segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom, ainda que exibindo maior resiliência no mercado de trabalho”, diz o trecho, claramente recessivo do documento.
“Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores mais recentes de atividade econômica segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom, ainda que exibindo maior resiliência no mercado de trabalho”
Em audiência realizada no Senado Federal no último dia 27 de abril, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), Josué de Castro, alertou o BC para a gravidade do estrangulamento da indústria pelo custo do capital, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, confrontou o presidente do BC perguntando “se nós não temos uma inflação de oferta, onde é que está a demanda?”
“Com a taxa Selic de 13,75%, juro real de 8,1%, a indústria está tomando crédito a 30% no mercado. Não tem nenhuma atividade empresarial, industrial, que tenha capacidade de enfrentar uma situação dessa”, afirmou Robson Braga. “Porque as nossas empresas, presidente Roberto Campos”, seguiu Robson Andrade, “estão sofrendo muito com uma demanda fraca. Nós estamos vendo aí setores que têm passado por diversas dificuldades”.
Josué Gomes afirmou, por sua vez, que “com a perenidade dos juros altos, temos assistido ao empobrecimento em nosso país”. “A Selic apresenta taxa real de 8%. Sinto dizer que não há negócio em condições de concorrência capaz de fazer frente a tamanho custo de capital”, denunciou o presidente da FIESP.
Mas, o trecho do comunicado do Banco Central, reproduzido acima, deixa claro que o objetivo de Campos Neto com a manutenção da Selic em 13,75% é a desaceleração da economia. “(..) A atividade econômica segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom”, diz o comunicado. E mais, reclama da resiliência do emprego. Ou seja, expõe, sem peias, que quer e busca, com sua política de juros altos, mais recessão e mais desemprego.
SÉRGIO CRUZ
Leia mais
Hora do Povo não entende nem de interpretação de texto, quanto mais, economia…
Jornal sem seriedade.
Boqueando no Google news.
Pode bloquear, leitor. É um direito seu. Até porque, tal grau de submissão mental ao BC – isto é, ao sistema financeiro – deve tornar a verdade algo desagradável para você.
O banco central segue a orientação dos EUA, eles não querem um Brasil rico e desenvolvido mas nós como escravos. Um renomado economista europeu apoiou o Lula e disse que nenhum país resiste a tamanha estupidez econômica. Basta ver que países mais ricos entram em recessão,i os juros não passam cinco e seis por cento para não provocar desemprego.
Não vejo nenhum comentário seu que indique alguma pertinência ao post!
Quando os EUA querem construir um porta-aviões, simplesmente, se não tem o dinheiro para pagar a matéria prima e a mão de obra, imprime mais dinheiro e faz o que tem de fazer, gerando o progresso e o bem estar social. Isto não é imprimir dinheiro para fazer doações para quem não trabalha, mas, no Brasil, considera-se que esta ação vai gerar mais inflação.
É evidente que o atual B.C , é um partido político contra o governo.
O boçalnaro escolheu direitinho os “terrivelmente evangélicos” do STF e o “terrivelmente recessivo” da BACEN.
Esse é o espólio deletério da seita nefasta bolsonarista.
Com certeza e ele é uma das últimas raízes podres pra ser arrancado desse país
A velha burrice da ortodoxia neoliberal chega 3 geração causando fome prejuizos para todos exceto os rentistas
Campos Neto fora juros baixos
Ninguém quer falar no controle de gastos do governo, o grande culpado dos juros não baixarem… enquanto tiver picanheiro fazendo L para pegar sua boquinha, os juros não baixarão…
Não, leitor, é o contrário. Os juros altos é que são responsáveis pelo descontrole de gastos do governo. O que você está dizendo é que a política fiscal determina a política monetária. Se fosse assim, os juros no Brasil seriam os mais baixos do mundo. No entanto, não são. Exatamente porque as coisas não são assim.
Nelson não diga bobagens, falar em descontrole de gastos do governo é se referir ao governo passado. É só pesquisar!
Porque não tiram esse vagabundo do comando do banco central?
Não sei se você sabe mas ele não manda sozinho, tem um comitê inteiro que respalda essa tomada de decisão, baixar juros na marretada sem controle de gastos e condenar o Brasil ruma a Venezuela
Bobagem. São sete pessoas, das quais ele tem inteiro domínio. Você acha que sete pessoas é muita gente? Que isso é um forum democrático? Sabe quantas pessoas elegeram o atual presidente? É claro que sabe.
É verdade se o lixo do bosso ganhasse novamente ia ser pior que a Venezuela
É imensurável o mau que Bolsonaro fez a nosso querido Brasil… E que é pior, muitos dos seus seguidores, como Campos Neto, continuam fazendo… Lamentável!!!
Quais os benefícios que um país tem de ter Banco Central independente? Estamos tendo a resposta: Nefasto. Não existe nada que possa reverter isso? Como pode uma autarquia desse nível não poder ter um contra ponto a ponto de deixar um país assim tão vulnerável? Ninguém pode fazer nada pra amenizar esse estado de coisas?
Fácil, é só manter o teto de gastos, mas isso a carreta furacão não quer…quer juros baixos na canetada…em economia não existe mágica voluntarista…
O teto de gastos, tal como, grosseiramente, o Meirelles instituiu no governo Temer, era inexequível. E, mais do que inexequível, nocivo ao país. Qual é a nação que está proibida de aumentar seus gastos durante 20 anos? Só uma nação estagnada durante duas décadas. Pois essa era a essência do teto de gastos do Meirelles. Quanto aos juros, eles são um preço básico da economia, exatamente o preço do dinheiro. Por que o governo, como em todos os países do mundo, não pode estabelecer o preço da mercadoria que emite, isto é, o dinheiro?
O Senhor Campos Neto não caiu do céu. Foi indicado e passou pelo escrutínio do Senado Federal. Quem tem o dever e o poder de destituí-lo?
A função do banco central é a preservação do valor da moeda no nosso caso o real o atual presidente da república um analfabeto que não entende de nada quer discutir economia com PHD Campus Neto considerado o melhor presidente do banco central do mundo enquanto tiver picanheiro acreditando um governo que não faz a lição de casa a economia não vai andar
Só você é capaz de considerar o Campos Neto “o melhor presidente do banco central do mundo”. Ninguém mais acha isso, exceto, talvez, alguns lacaios do sistema financeiro, isto é, dos bancos, da especulação, de Wall Street e da Faria Lima. Mas são muito poucos. Portanto, deixe de dizer que ele é “considerado” assim, só porque é você quem o considera assim. E a função do BC não é “a preservação do valor da moeda”, que depende do conjunto da economia, mas a política estritamente monetária, os juros, o que não é a mesma coisa. Você não acha vergonhoso passar a sua ignorância como algo diferente de ignorância?
Mesmo que o país se de mão por causa do campos neto usyo não trará o bozó de volta. Desistam!
É verdade um analfabeto que está no terceiro mandato.Ja o seu nem finalizou o único né
Bom dia.
Como que um órgão cuja competência é a política monetária, sabedor que é das consequências de manter o poder de compra e juntamente com a política fiscal as condições dos juros do emprego, do desenvolvimento, deliberadamente querer a recessão? Esse tipo de manchete não ajuda a informação dos leitores e passa a impressão de sabotagem pelo banco central o que não é verdade, pelo contrário é um sinal de que algo não política fiscal não vai bem.
O que ajuda a informação dos leitores, Carlos Magno, é a verdade. Assim, é verdade que o BC, para favorecer alguns banqueiros, está sabotando o país. E não é verdade que o problema está na política fiscal. O problema está, precisamente, na política monetária, isto é, nos juros altos. Não temos culpa se você tem mais fé no BC e no Roberto Campos Neto do que na Santíssima Trindade. Todo cidadão escolhe seus deuses de acordo com sua imagem, semelhança – e qualidade humana.
Rapaz, onde está o Congresso para tirar esse cara do comando e bolsonarista quanto mais afundar o Brasil para eles é melhor, porque eles querem lula fora.
O Lula, e toda a equipe do governo, tem lutado para que o senado federal, tire esse Bolsominiun doente do comando do BC. Porém ainda existe gente mais doente,tipo o governador de SP ,que acha um luxo ter Campos Neto no comando do banco, mesmo vendo a Fiesp e outros órgãos amargarem prejuízos.
Fora Campos Neto, Bolsominiun doente.
Mais aí os bolssonaristas não totalmente doentes mentais e amaldiçoado são esses que votaram pra eles porque o pais já estava sendo afundando pelo bossonaro agora querem afundar o Brasil pôr causa do Lula então o povo não vale nada pro partido do PL
Esse campo Neto está minando o Brasil com objetivo político de uma direita estranguladora que não esta nem aí para o povo e sim para o poder financeiro que eles querem exercer e querem de volta
Partido PL esse é o partido que Vai tentar acabar co o povo brasileiro
O presidente do BC tem se portado no momento como um robô programado. Insensível a todas as variáveis que causam a inflação e às causas que esses juros altos estão causando em toda a Economia do País! Até quando vão deixar o Roberto Campos Neto afundar o País? Pois se teve momentos que esses juros altos atuaram como remédio para a economia, agora está matando a economia do Brasil!
Como ele fez campanha eleitoral para a oposição, fica outra pergunta: a atitude dele é a de um robô insensível, ou é uma oposição sistemática ao Governo atual?
Poderiam pelo menos tornar a vida deste crápula mais difícil, o governo não está totalmente de mãos atadas , precisa urgentemente agir contra esta estupides .
FORA ROBERTO CAMPOS
Ainda bem que temos um BC independente, se não viraríamos uma Venezuela ou uma Argentina mais rápido ainda, com essas ideias de gerico desse governo.
Para começar, jerico é com “j” e não com “g”. Segundo, o BC só é independente do povo e de quem ele elegeu para governar. Dos bancos e do setor financeiro privado, o BC é completamente dependente. Isso explica a maior taxa de juros real do mundo, em um país com inflação baixa e sem problemas fiscais.
Vc poderia ter pesquisado o por que eu escrevi com “G” e não com”J”
Não. Você escreveu errado porque não sabia o que era certo. Não adianta disfarçar a ignorância, que não vai colar. Se soubesse o certo, teria escrito certo.
Taí, fiquei curioso. Qual sua motivação para grafar “Gerico”?
Vocês não sabem de nada
Deve ser por isso que você está tão incomodado. Porque nós sabemos. Aliás, não existe dificuldade alguma. Basta ler os documentos oficiais com isenção.
O mais inacreditável é ver os bolsominions acordar para a inflamação só agora e não perceber que enquanto assistiam as bizarrices do Bozo, a Faria Lima cuidava dos seus lucros via BC/ taxa de juros/tesouro SELIC. O verdadeiro tripé macroeconômico. ACORDEM !!!
Os juros é a febre , ou seja o corpo lutando contra a enfermidade (inflação), nao adianta abaixar a febre com dipirona porque a enfermidade vai voltar mais forte ainda,tem que combater a enfermidade.
Vivemos isso quando tomamos muita dipirona da marca Dilma.
O que eu quero é não entrar todo mês no mercado e ver meu salário ser corrompido pela inflação.
É óbvio que a doença – a inflação – não existe. Portanto, estamos enchendo o paciente – o Brasil – de remédio para sintomas de uma doença que não existe. Os juros, aliás, não são sintoma de nada. São apenas um efeito maligno, teratológico, da ganância especulativa, financeira.
O que este pastorzinho bolsonarista reacionário quer é tirar Luiz Inácio LULA da Silva da presidência, mancomunado com o fazendeiros e investidores na bolsa 👜. Além disso, no governo do EX ele tinha livre arbítrio e nadava no dinheiro público igual o tio Patinhas da era dos gibis, achando que o dinheiro era dele e outros iguais. Ele está dificultando e impedindo a governabilidade de Lula por má fé, ódio e ignorância. Aliado a Moro, Dallagnol, deputados extremistas e Bolsonaro anseiam levar o Brasil a bancarrota e destruir esta nação que, apesar destes crápulas (agro-industria) e os citados acima possuírem fortunas, suas contribuições para com o Estado é NADA(sonegadores de impostos). Na verdade, a arrecadação de recursos financeiros para o Estado provêem de pequenos produtores em geral e do consumo da classe trabalhadora, mesmo os que ganham salário mínimo. O Congresso Nacional – Câmara e Senado, que tinha a obrigação de por um fim a este privilégio nefasto, não faz absolutamente NADA por fazer parte deste quadro (uma pequena parcela de parlamentares não compactuam com este projeto destrutivo). Eu vejo que, apesar do terno e gravata e sapato e meia no pé, estes vampiros, são os piores e mais covardes seres vivos do Brasil, nem podem ser chamados de humanos pois ali não existe humanidade. Estes algozes parecem com os senhores escravocratas de séculos atrás. E a maioria da população brasileira das classes menos favorecidas, hoje, sobrevivem como escravos de norte a sul e de leste a oeste deste país. É só ver/ assistir os noticiários, apesar de haver, aínda, omissão dos meios de comunicação, neste aspecto. O Brasil está correndo grande risco de se tornar uma ditadura, hoje. Esperamos que o Congresso Nacional não permita o retrocesso do autoritarismo, porque estaria traindo a Constituição e àquele que a planejou e concluiu junto com o Congresso Nacional no ano de 1988, o Deputado Federal Ulisses Guimarães (in memorian).
Mais um jornalzinho esquerdóide voltado aos acéfalos.
Bloquear logo essa m….
Deve ser por isso que você não deixa de nos ler… Falando sério agora, é pela razão inversa: porque você não é inteiramente acéfalo.
Pena que todos os comentários não resolvemos nada. É só o Randolfo pedir para o STF, que o Ministro tira o Preso do Banco Central. É só pedir. Ele tira…
O STF tirar o presidente do Banco Central? Será que funciona? Pode ser uma boa ideia. Vamos pedir ao Randolfe.
Enquanto este governo gasta e gasta mal o país se encaminha para buraco, viagems e hospedagem em hotel de luxo. Comprando cama de 40mil. Dando dinheiro para deputados e senadores aprovarem materia em teu favor são bilhões , a teta vai secando quem vai pagar o conta somos eu e você turma do L.
Pare de colecionar mesquinharias, aliás, a maior parte, completamente falsas. Por que é tão difícil, para você, manter a cabeça erguida e o corpo sustentado em dois – ao invés de quatro – pés?
Já vimos isso no desgoverno passado.Seu mito distribuindo dinheiro público pra comprar a eleição.Ou vc já esqueceu?
O governo do luladrao , não quer regulação nos gastos do governo federal , e a culpa do e do banco central , me poupem comedores de picanha , mais quem tem que dar exemplo primeiro e o governo e não o banco central.
Desculpe-nos, leitor, mas, independente de suas crenças políticas, quem não quer regulação nos gastos do governo federal é o Banco Central. É ele o responsável pelos gastos com juros, que, este ano, se a taxa básica (Selic) continuar em 13,75%, devem atingir cerca de R$ 800 bilhões em dinheiro público. Em 2020, este gasto foi de R$ 320 bilhões, o que já era um estrangulamento da economia do país. Pois, devido ao aumento da taxa de juros, vai estar em R$ 800 bilhões este ano. Quem é o responsável, portanto, pelo maior gasto do governo? Obviamente, o Banco Central.