O pré-candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, obteve o apoio dos cinco principais partidos do bloco denominado Centrão – PR, PP, DEM, PRB e Solidariedade. Um pré-acordo foi definido na última quinta-feira (19), em São Paulo, após reunião entre os caciques do bloco realizada em Brasília.
Após o encontro com Alckmin, os dirigentes do Centrão divulgaram nota conjunta em que declaram “o compromisso de construir um projeto comum para as eleições deste ano” e anunciam que cada partido fará “consultas internas” para proclamar a decisão na semana que vem. O anúncio oficial do apoio do bloco ao candidato foi adiado para a próxima quinta-feira (26).
Até lá, os comandantes de DEM, PP, PR, PRB e SD vão conversar com as bases para costurar o acordo oficial. Um integrante do PSDB disse que está tudo encaminhado, mas é preciso aguardar o anúncio oficial para dar tudo como garantido.
A aliança de Alckmin com o “Blocão”, se confirmada, pode dobrar o tempo de TV do tucano, o que é considerado fundamental para ele na busca de reverter a desvantagem atual nas pesquisas de intenção de voto. O tucano ficará com o maior tempo na propaganda eleitoral, que tem 25 minutos de duração, seguido do PT, com cerca de 9 minutos, e do MDB, com até 8 minutos.