MARIA HELENA SENGER
WALTER NEVES
Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana
Instituto de Estudos Avançados-USP
Os fósseis de Dmanisi, na República da Geórgia, são foco de grandes discussões. Seja por sua datação, morfologia ou classificação taxonômica. Mesmo depois da última grande descoberta na região, em 2005, eles vêm sendo protagonistas de grandes trabalhos publicados por pesquisadores renomados.
Os crânios e mandíbulas ali encontrados entre 1991 e 2005 apresentam grande variabilidade morfológica. O primeiro fóssil encontrado, a mandíbula D211, juntamente com o crânio D2282, provavelmente pertenceram a uma mulher jovem, devido a sua gracilidade. O crânio D4500, o mais polêmico, em conjunto com sua mandíbula D2600, apresenta a menor capacidade craniana do grupo, no entanto, é o mais robusto da amostra. O crânio D2700 e sua mandíbula associada, D2735, provavelmente pertenceram a um subadulto, uma vez que o terceiro molar está apenas parcialmente erupcionado. O crânio D3444 e a mandíbula D3900 pertenceram a um idoso, já que esse espécime não apresenta nenhum dente, que foram perdidos ainda em vida. Por fim, o crânio D2280, cuja mandíbula não foi encontrada até o momento, é considerado pertencente a um homem.
A grande diversidade de capacidades cranianas (tamanho do cérebro), que varia entre 540 e 750 cm3, tamanho corporal, que vai de 145 a 166 cm, morfologia da mandíbula, desde mais robusta até mais grácil, e também do tórus supraorbital, fez com que os fósseis, originalmente classificados como Homo erectus, apesar de ainda não apresentarem todas as características dessa espécie, também fossem chamados de Homo erectus ergaster georgicus, um caso único de quadrinome e Homo georgicus, além de comparados ao Homo habilis.
Essa classificação, apesar de dúbia, é muito importante, uma vez que pode ajudar a entender a trajetória e a época em que o primeiro hominínio saiu da África. Mesmo havendo artefatos encontrados na Jordânia, com datações que variam de 2,5 a 2,0 milhões de anos, e na China, datados em 2,1 milhões de anos, os espécimes georgianos, com cerca de 1,8 milhão de anos, são o mais antigo registro fóssil de hominínios fora da África. Por isso, entender se estão mais intimamente ligados ao Homo erectus ou ao Homo habilis, por exemplo, pode nos esclarecer qual das espécies foi pioneira nessa exploração euroasiática.
Além disso, a descoberta desses fósseis, que apresentam uma morfologia ainda primitiva e cérebros menores que a média de Homo erectus, fez com que diversas ideias, antes consideradas quase dogmas, fossem descartadas. Por exemplo, antes acreditava-se que, para que os hominínios conseguissem conquistar novos territórios e, consequentemente, saírem da África, fosse necessários um cérebro e um tamanho corporal maior, característicos dos Homo erectus, cuja capacidade craniana era, em média, 900cm3, e a altura chegava a 180 cm, o que não é encontrado nos espécimes de Dmanisi. Além disso, a idade de surgimento do Homo erectus na África é de aproximadamente 2 milhões de anos, ou seja, mesmo que seja ela a ancestral dos fósseis de Dmanisi, ela não seria a primeira espécie a sair da África, uma vez que já existiam artefatos com idade superior a essa na Jordânia e na China. Essa questão faz com que muitos acreditem que o explorador pioneiro seja Homo habilis, tirando, então, o protagonismo do Homo erectus na primeira dispersão hominínia para fora da África.
Ademais, os espécimes de Dmanisi são importantes para o estudo da diversidade morfológica presente em uma mesma espécie, se assim forem considerados, ou em uma mesma população, já que foram encontrados num mesmo sítio e com datações que divergem em menos de 80 mil anos. Para a primeira hipótese, na qual os fósseis pertencem a uma espécie, já foi sugerido que as variações ali encontradas são fruto de dimorfismo sexual, ou seja, a diferença de tamanho e forma em indivíduos do sexo masculino e feminino. Entretanto, esse dimorfismo é inusitado, mesmo comparado com outras espécies hominínias fósseis e até com os monos atuais (chimpanzés, gorilas e orangotangos).